terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vídeoconferência do Programa Ciência na Escola reúne diversos professores da rede estadual

Foi realizado na tarde desta segunda-feira (25) videoconferência do Programa Ciência na Escola, nas dependências da Sala de Vídeoconferências no Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, a qual atraiu diversos professores da rede pública estadual. O tema abordado foi como garantir o direito de aprender Química, Física, Biologia e Ciências, na Educação Básica.



Os professores foram recepcionados pela Diretora de Educação da DIREC 16, professora Nair Pereira Cruz, e pelo Coordenador de Educação Básica - CODEB, professor Dayvid Sena.


DIREC 16: Secretários de Educação da região participam de encontro para discussão da implantação do EMITec

No último dia 19 de agosto ocorreu o encontro de sensibilização promovido pela Coordenação Regional do EMITec - Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica - , professora Celeste Nunes, junto aos secretários de educação de municípios pertencentes à regional da DIREC 16.

Estiveram presentes, além da professora Nair Pereira Cruz, diretora da DIREC 16, os secretários de Caldeirão Grande, Nancy Gonçalves, de Várzea Nova, Altina Carla, de Caém, Mary Matos, a representante de Mirangaba, Regiane Maia, e de Jacobina a representante professora Gilka Lima.



Na oportunidade os secretários se mostraram interessados na implantação das salas do EMITec junto às escolas municipais, com a cessão do espaço físico pelo município e o transporte escolar dos alunos. Por parte da SEC/BA  haverá o apoio logístico e pedagógico necessário a implantação das salas.


CEEP Felicidade de Jesus Magalhães abre matrículas para a Educação Profissional


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Programa Ciência na Escola reúne professores em encontro no Deocleciano


Ocorreu no último dia 20 de agosto a etapa de reposição para quem não participou do 1º Encontro da Formação do PCE - Programa Ciência na Escola, do Centro Educacional Deocleciano de Castro, em Jacobina.

Professores da rede estadual de ensino da DIREC 16 das disciplinas Geografia, História, Biologia e Ciências participaram do encontro.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Colégio Ernesto Carneiro Ribeiro, em Saúde, promove culminância de projetos estruturantes

No último dia 07 de agosto o Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, em Saúde, promoveu junto aos seus alunos a culminância dos projetos estruturantes EPA, PROVE, TAL, AVE e FACE.

Confira as fotos do evento:


































DIREC 16 comunica sobre o prazo para inscrições do Prêmio Professores do Brasil

"Prezados Gestores (as),

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com as instituições parceiras. Instituído em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas bem sucedidas e inovadoras.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com o Consed tem a função mobilizadora deste prêmio. Gostaríamos de contar com a colaboração de todos, divulgando o texto para as escolas informando que o prazo das inscrições é até o dia 15/09/2014, " afirma a professora Nair Cruz, diretora da DIREC 16.

O que é o Prêmio Professores do Brasil?

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com as instituições parceiras. Instituído em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.
O concurso tem três etapas: inscrição, avaliação e premiação.
Estão aptos a se inscreverem todos os dois milhões de professores de todos os níveis da educação básica do sistema público de ensino brasileiro. Basta ter uma prática pedagógica criativa e bem sucedida (em andamento ou já concluída) com seus alunos e formalizar a inscrição.
Na segunda etapa, uma comissão de alto nível analisa as experiências relatadas pelos professores e seleciona as mais relevantes.
Em dezembro, numa grande festa de encerramento, estes professores e as escolas onde atuam são contemplados com o prêmio, tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira. Os professores, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 6.000,00 (seis mil reais), além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio. Já o vencedor de cada uma das oito subcategorias será conhecido na Cerimônia de Premiação do concurso e fará jus a um prêmio extra de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). 

Professores baianos selecionados no Prêmio Professores do Brasil — 7ª Edição

AUTOR
TÍTULO
  • 1.3 — Subcategoria Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental
Vanildo dos Santos Silva
Uso de materiais manipuláveis nas aulas de geometria com estudantes em situação de defasagem escolar.
  • 1.4 — Subcategoria Ensino Médio
José Kleber Andrade Lopes de Jesus
Projeto Educativo Cultural Afro Som.
  • 2.3 — Subcategoria Educação Integral e Integrada
Olenêva Sanches Sousa
Atividades socioculturaleducativas: Educação Integral e complementar à escolarização básica.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Colégio Estadual de Caém realiza o primeiro fórum da Juventude

O Colégio Estadual Normal Arnaldo de Oliveira realizou, no dia 12 de agosto de 2014 o 1º Fórum da Juventude da Cidade de Caém, no Clube Atlético Caenense, que foi apoiado pela Prefeitura e Sec. de Educação de Caém e APLB – Sindicato.

O 1º Fórum da Juventude é um espaço aberto à discussão, formação, proposição e troca de experiências, visando à melhoria da qualidade de vida e possibilitando a reflexão sobre as diferenças e potencialidades da juventude caenense.



Pela manhã foram realizadas duas palestras seguidas de oficina, de igual modo pela tarde, sendo abordado os temas: 1- Qualificação para o mercado de trabalho com o Adm. Leopoldo Junior; 2 - Uso das mídias nas escolas com o Dr. José Alves; 3 - Valores e sexualidade com a Drª. Ivana Maria Cabral Leone; 4 – Drogas com o Sgt. Ailton Moura. Entremeando as palestras e oficinas aconteceu o lançamento do 1º Informativo do CENAO e diversas apresentações culturais dos jovens estudantes.



Estiveram no evento toda a equipe administrativa, professores e de apoio do CENAO e alunos dos três turnos, da sede e anexo do Distrito de Gonçalo, além do Prefeito Arnaldo Oliveira Filho, Secretaria de Educação do Município Mary Matos, Coordenador da APLB Sindicato de Caém Gilvando Oliveira.

O evento foi coordenado pelo professor Lenivalter Lopes, e ofereceu aos mais de 500 participantes, além da excelente programação, toda a logística necessária especialmente de conforto e alimentação.














Jacobina: Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro e CENEB realizam I Fórum Estudantil


Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Miguel Calmon, promove evento culminante dos projetos estruturantes

Na sexta-feira, 08 de agosto, o Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição - CENSC -, em Miguel Calmon, realizou a culminância dos projetos estruturantes locais.

O CENSC participa deste ano nas seleções do FACE, AVE, TAL e PROVE.

Confira as fotos:






















terça-feira, 19 de agosto de 2014

Inscreva-se para o Curso de Disseminadores em Educação Fiscal 2014

Encontram-se abertas, até 05 de setembro de 2014, as inscrições para o Curso de Disseminadores de Educação Fiscal – DEF.  O curso é parte integrante do Programa Nacional de Educação Fiscal e tem como finalidade promover a formação de disseminadores sobre o tema Educação Fiscal. 

O curso será ofertado na modalidade à distância pela Escola Virtual da Escola de Administração Fazendária – ESAF e destina-se aos professores da rede pública e privada de ensino, servidores públicos, universitários e a sociedade em geral. 

Durante a realização das atividades à distância, o(a) cursista contará com o apoio de um(a) tutor(a) para esclarecimento de dúvidas, fomentação de debates nos fóruns, acompanhamento da aprendizagem, manutenção da motivação, estímulo  à  troca de experiências e interatividade entre os participantes.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Período:
15 de setembro a 21 de novembro de 2014.

Conteúdo programático:
O DEF se divide em cinco módulos.
I – Educação Fiscal no Contexto Social
II – Relação Estado e Sociedade
III – Função Social dos Tributos
IV – Gestão Democrática dos Recursos Públicos
V – Elaboração de um Projeto Pedagógico ou um Plano de Ação

Carga horária:
O curso terá a duração de 120 (cento e vinte) horas.
Caso deseje participar do curso, o interessado deve acessar o link http://www.sefaz.ba.gov.br/campanhas/educacaofiscal/index.htm clicar no local informado para ter acesso à Ficha de Inscrição. As vagas são limitadas e o principal critério de participação é a ordem de inscrição.

Para mais informações:
SEFAZ: (71) 3115.5078 / 2630 / 2692 (Coordenação do Programa de Educação Fiscal)
SEC:     (71) 3115.8952 (Coordenação de Educação Ambiental e Saúde)