quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Jacobina debate violência contra à mulher

Na noite desta segunda-feira, 02, no auditório do COMUJA, em Jacobina, ocorreu a mesa redonda de abertura do evento 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra à mulher.

A mesa redonda contou com as presenças da Cap PM Virgínia Bacelar, comandante da Polícia Rodoviária Estadual, professor Fredson Timbira, da UNEB-Campus IV, professor Dayvid Sena, coordenador da Coordenação de Educação Básica-DIREC 16, Secretária de Assistência Social, Sra. Débora de Araújo Oliveira Borges, Dejanira Mendes, do Movimento de Mulheres de Jacobina, e o advogado Hugo Piauhy, representante da OAB, subseção Jacobina.

Durante as explanações foi abordada a importância da Lei Maria da Penha e a questão do empoderamento feminino na sociedade, através das profissões, da política e de outros setores, a exemplo da presença da mulher na Polícia Militar, onde a Capitã Virgínia afirmou ser a única mulher no Estado da Bahia em cargo de comando.

A Secretária de Assistência Social do município de Jacobina apresentou dados de violência contra a mulher notificados pela secretaria, onde foram registrados entre novembro de 2008 a novembro de 2013 158 casos distribuídos entre violência física, estupro e assédio moral e psicológico.


Alunos do Pronatec do CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães, através do professor Márcio Melo, prestigiaram o debate da mesa redonda.


A programação prossegue esta semana com uma nova mesa redonda na noite desta quarta-feira, 04, no auditório da UNEB de Jacobina.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Caldeirão Grande: Centro Educacional Municipal Professora Alaíde Santana promove Dia 'D' na Escola

O DIA "D" DA FAMÍLIA NA ESCOLA REALIZADO NO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL PROFESSORA ALAÍDE SANTANA, EM CALDEIRÃO GRANDE, NO DIA 08 DE NOVEMBRO DE 2013, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, COM A PARTICIPAÇÃO DE PAIS DE ALUNOS DAS ESCOLAS DA SEDE E ZONA RURAL, DA DIRETORA DA DIREC 16 - PROFESSORA AUDACY REQUIÃO, CONSELHO TUTELAR, POLICIA CIVIL, REPRESENTANTES DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS, DO PREFEITO JOÃO GAMA NETO E O VICE JACONIAS MATOS, REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS, ENTRE OUTROS, QUANDO FORAM DISCUTIDOS ASSUNTOS REFERENTES A EDUCAÇÃO, OBJETIVANDO TAMBÉM A RELEVÂNCIA DAS PARCERIAS FIRMADAS ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E OUTROS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TOPA da DIREC 16 participa de Seminário do Instituto Paulo Freire

Francisca Eleni, coordenadora geral do programa TOPA, Moacir Gadotti, Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, e Maria Betânia de Freitas Teófilo, supervisora do TOPA


Aconteceu no dia 29 de outubro, no Auditório da Secretária de Educação da Bahia, em Salvador, o Seminário de Socialização dos Resultados da Aplicação dos Testes Cognitivos de Entrada da 6ª Etapa do TOPA.

Durante o mês de novembro está sendo aplicado o teste de saída.


Aniversários: Lúcia Reis é a aniversariante do dia

 Lúcia Reis é a aniversariante deste sábado (30)

A secretária da direção da DIREC 16, Lucimaura Reis, está ficando mais experiente neste sábado, 30. Ela fecha a série de aniversariantes do mês de novembro que contou com Taianara Ouro, dia 02, Hiasmin Rodrigues, dia 14, e Ednamarta Cordeiro, dia 24.

A promessa é de um lauto churrasco, regado a refrigerante, é claro, na localidade de Olhos d'água, município de Miguel Calmon.

Às aniversariantes do mês os votos de felicidades, saúde e muita paz! Parabéns!!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Digitadores do TOPA pela DIREC 16 participam de treinamento em Salvador


Klébia Márcia, Sigismundo Brasileiro (Dico), Paulo Roberto, Maíra Ferreira e Erivelton Oliveira: digitadores do TOPA pela DIREC 16 ao lado da coordenadora do sistema da SEC, Mayara Sacramento

A equipe do TOPA da DIREC 16 esteve participando nos dias 21 e 22 de novembro, no Hotel Vilamar, em Salvador, do I Treinamento de Digitadores do Programa TOPA, para a sétima etapa promovida pela Secretaria de Educação do Estado.









DIREC 16 promove reunião com gestores para alinhamento das ações do SGE

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 26, na Sala de Reuniões da DIREC 16, em Jacobina, uma reunião que contou com a presença de gestores e representantes de unidades escolares estaduais vinculadas à DIREC 16.


Em pauta o SGE - Sistema de Gestão Escolar - com o lançamento de notas e faltas; a Migração Censo Escolar; os resultados Reordenamento da Rede; a renovação de matrícula e o projeto Face a Face.


A professora Audacy Requião, diretora da DIREC 16, esteve presente e esclareceu algumas dúvidas e a coordenadora do SGE pela DIREC 16, Francilene Novaes, explanou sobre os assuntos em tela.

Alunos do Deocleciano visitam Parque do Saber e Antares, em Feira de Santana

Alunos do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, realizaram uma aula de campo em Feira de Santana, no intuito de conhecer o Parque do Saber e Laboratório de Antares, instituição ligada a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS.

Os estudantes integram as Oficinas do Programa Ensimo Médio Inovador.




quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sóror Joana Angélica, de Mirangaba, é a grande campeã do Oscar do JERP 2013 pela DIREC 16

fotos: Carlos Oliveira

Após a participação de mais de 700 alunos de 27 unidades escolares que compõem a DIREC 16 nos Jogos Estudantis da Rede Pública - JERP, ocorreu na última quarta-feira, 20, no auditório do COMUJA, em Jacobina, a I Edição do Oscar do JERP. Trata-se de um feito inédito, de autoria da SEC/BA, coordenação de Educação Física e DIREC 16, sob a organização do Professor Sivanilton Ribeiro.
Professores e diretores escolares são homenageados

A solenidade contou com a presença da Diretora da DIREC 16, professora Audacy Requião, do coordenador da CODEB, professor Dayvid Sena, além do sub-comandante da Polícia Militar, Capitão Samuel, e representante da Guarda Municipal do município de Jacobina, o GM João Bispo.
Professora Vasti Sampaio, Capitão Samuel, GM João Bispo, Diretora da DIREC 16, professora Audacy Requião

Durante o evento houve apresentações de dança dos alunos e contou ainda com a participação da ganhadora do FACE Estadual 2012, a aluna Caroline Marques, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Miguel Calmon.

A premiação dos alunos se deu através da condecoração Comenda 'Bom de Bola, Bom de Escola', que primou em valorizar o crescimento dos estudantes, seja no aspecto acadêmico, seja como cidadão, homenageando àqueles que possuem um bom desempenho tanto nos conteúdos aplicados, como na qualidade de atleta.
Professor Sivanilton Ribeiro, coordeandor do JERP, e Geyder Gomes, apresentador

Por fim foram premiadas as unidades escolares campeãs e vice-campeãs nas diversas modalidades disputadas: vôlei, futsal, futebol de campo, boleado, basquete e xadrez.

Público lotou o auditório do COMUJA

No ápice do Oscar do JERP 2013 foi escolhido o campeão geral através da análise dos professores de educação física da DIREC 16 tomando como base tanto o desempenho nos jogos, como a disciplina, sagrando-se como grande campeã o Centro Educacional Sóror Joana Angélica, de Mirangaba, que levou o troféu de campeão geral do Oscar do JERP pela DIREC 16.





 




Senhor do Bonfim sedia quinta edição do Seminário Interterritorial da Educação Profissional; DIREC 16 participa do evento

O Seminário Interterritorial da Educação Profissional chega a sua quinta edição. Desta vez, o evento foi realizado no município de Senhor do Bonfim, nesta sexta-feira (22/11), das 9h às 18h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O objetivo da atividade foi apresentar os avanços quantitativos e qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional como política pública prioritária de Estado. 

O seminário contou com os Territórios de Identidade do Piemonte da Diamantina, Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru, que, entre 2007 e 2013, tiveram um crescimento de 556% no número de matrículas. Hoje, os territórios contam com 5.695 matriculados, em 28 cursos técnicos de nível médio e em quatro cursos de qualificação profissional, em 12 municípios.

Estiveram presentes pelo Piemonte da Diamantina, a professora Audacy Requião, diretora da DIREC 16, professores e alunos do CETEP, Capim Grosso, e professores e alunos do CEEP Profa. Felicidade de Jesus Magalhães, representantes do Ernesto Carneiro Ribeiro, de Saúde, além de Caém, Caldeirão, Mirangaba e outros.



Novos cursos – O Seminário também surgiu como uma oportunidade para os diferentes atores sociais discutirem as demandas futuras de cursos e como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.

Participação social – Assim como nas quatro primeiras edições, realizadas nos municípios de Itapetinga, Ibotirama, Irecê e Ribeira do Pombal, foram convidados representantes da sociedade civil, a exemplo da coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais, representantes dos poderes públicos (governos federal, estadual e municipal, do legislativo e do judiciário), entre outros.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

DIREC 16 engajada nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher


PROGRAMAÇÃO “16 DIAS DE ATIVISMO
Realização:  SEC/DIREC 16/UNEB-Campus IV



DATA / HORÁRIO
LOCAL
AÇÃO
02/12/2013 / 19:30h
ABERTURA – Auditório do COMUJA.

Prof. Fredson Timbira – UNEB.


Mesa Redonda: Abordagem sócia histórica do movimento internacional dos Direitos Humanos e de Defesa da Mulher bem como os seus desdobramentos no Brasil. Ordenamento Jurídico no Brasil (Lei Maria da Penha) – MP – Ministério Publica do Estado da Bahia – OAB – Movimento de Mulheres de Jacobina – Secretaria de Assistência Social de Jacobina – Secretaria de Educação de Jacobina Público Alvo – Aberto à sociedade organizada.
03/12/2013 / 19h
C.E.D.B.C – Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro – Sala de Multimídia.
Palestra sobre o valor da família e a violência doméstica. (Vicente e Tati) –  Pastoral da Família – Miguel Calmon). – Pais dos alunos
03/12/2013 / 14h
Colégio Modelo - Auditório
Palestra com Policiais Femininas –   Polícia Militar.
04/12/2013 / 14 h
PANFLETAGEM – Calçadão de Jacobina - Centro.
Mobilização: Membros do NUPAIP e Professores da Rede.
04/12/2013 / 19:30 h
UNEB - CAMPUS IV – Auditório – Mediadora – Profª Claudia Andrade.

(Exposição de Telas: Cícero Matos)

Mesa Redonda – Onília Lopes, Maria José, Marlene Lages e Katia Souza (Movimento de Mulheres de Jacobina). Publico Alvo – Alunos da Rede
05/12/2013 / 19:30 h
UNEB - CAMPUS  IV – Auditório

Profa. Ana Lúcia e colaboradores da SUDEB.
Profa. Alexandra Amorim – UNEB – Campus IV.
Roda de Conversa: Encerramento - com Professores da UNEB Campos IV – Reflexão sobre os resultados das participações e os caminhos a serem percorridos para a construção de uma sociedade mais acolhedora e menos violenta - Público Alvo – Discentes da UNEB / Secundaristas e Sociedade Organizada.