terça-feira, 1 de abril de 2014

Secretaria da Educação do Estado prorroga inscrições para o projeto Universidade para Todos

As inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito Universidade para Todos foram prorrogadas e seguem abertas até sexta-feira (4/4). Para se candidatar a uma das 21.785 vagas, o interessado deve se inscrever exclusivamente pela internet. O projeto, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).


Pode participar da iniciativa o estudante que estiver regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio regular seriado, ou no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental (5ª a 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes), egresso da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia e tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.

O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail: upt@educacao.ba.gov.br.

Será que só o morro do chapeu consegue fazer isso?


Por Professor Jorge Portugal



Morro do Chapéu é uma cidade da Bahia, da região da Chapada Diamantina, conhecida pela delícia de sua temperatura média, pela beleza da “Ferro Doido” e pelo Centro de Pesquisas Ufológicas de “seu” Alonso.

Recentemente, outra façanha de “Morro” me encantou mais ainda: há cinco anos, um empresário da cidade, Luciano da Casa do Pão, resolveu dar uma pequena mostra de solidariedade para ajudar estudantes da rede pública no seu desempenho escolar.Começou doando um computador para o aluno que tivesse o melhor aproveitamento ao longo do ano. Isso já deixou a comunidade estudantil atenta e empenhada em ganhar o cobiçado prêmio.

No ano seguinte, outros empresários e profissionais liberais juntaram-se a Luciano e ampliaram o leque das premiações: notebooks, motos, uma agência bancária local ofereceu uma poupança de R$ 2.000,00 (dois mil reais), a dentista do lugar entrou com tratamento ortodentário por um ano. Além disso, aos melhores das séries finais do fundamental e médio, garantiram cestas básicas por um ano, O movimento foi crescendo com a participação entusiasmada de mais pessoas da cidade. Hoje, premiam, principalmente, o desempenho escolar (notas boas) e a assiduidade.

Primeiro resultado: existem alunos, há dois anos, sem uma falta sequer e as “supermédias“ chegam a atingir a nota 9,75, levando em conta todas as matérias.

Segundo resultado: a elevação da média do IDEB dos alunos do município.

A entrega dos prêmios é feita em noite de gala, com a comunidade presente, em clima de verdadeiro “Oscar da Educação Morrense”.

Não é à toa, num distrito de Morro do Chapéu chamado Fedegosos, conheci a escola pública Edigar Dourado Lima, que me fez parecer estar entrando em algum colégio suíço, dada a organização, limpeza e alto padrão de civilidade entre professores, servidores e alunos. O diretor, Professor Edinho, tem tratamento de pop-star pela sua comunidade.

Pergunto à Bahia e ao Brasil: será que só o Morro do Chapéu consegue fazer isso? Que tal pegarmos esse extraordinário exemplo e espalharmos pelo restante do país?

segunda-feira, 31 de março de 2014

Secretaria da Educação do Estado lança livro sobre mortos e desaparecidos baianos no período da Ditadura

Com o objetivo de trazer para o presente uma parte da história brasileira não tão conhecida por grande parte da juventude, o Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias da Educação e de Cultura, lança, na próxima quarta-feira (2/4), às 19h, na Biblioteca Pública dos Barris, o livro Mortos e Desaparecidos Baianos. A publicação, editada pela Secretaria da Educação do Estado, reúne as trajetórias de vida e de luta de 30 baianos que tombaram no embate contra a opressão e a violência do estado ditatorial, entre os quais, Carlos Marighella e Maurício Grabois.

O lançamento é parte do projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe de 1964, lançado pela Secretaria da Educação e de Cultura, em julho de 2013. Com efeito educativo e formador em novas gerações, o livro cumpre o papel de resgate histórico e preservação da memória brasileira. Os textos, extraídos do livro-relatório Direito à memória e à verdade - Comissão Especial sobre mortos e desaparecidos políticos, editado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2007, registram a tragédia de centenas de brasileiros e brasileira, vítimas da ditadura militar.

Visite a página sobre o Golpe de 1964

A proposta da Secretaria da Educação, ao lançar Mortos e Desaparecidos Baianos, é que o livro possa esclarecer fatos históricos a partir do que outros jovens sofreram em passado recente. “Nosso intuito é, sobretudo, que essa publicação seja um instrumento para discussões e reflexões em sala de aula, levando nossos estudantes a se tornarem guardiães da liberdade que, hoje, usufruímos e que custou tantas vidas”, explica o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
O secretário de Cultura, Albino Rubim, também fala sobre a importância do projeto. “Para compreender o clima de violação dos direitos humanos que se instalou no Brasil a partir do golpe civil-militar de 1964, é imperativo voltar ao passado. As origens do sistema de violência oficial remontam aos séculos de extermínio de indígenas e de escravização de africanos e afrodescendentes. E a vitória da democracia, em todos os tempos, é fruto de sacrifício extremo da própria vida”.

Feridas do passado – As histórias contidas no livro expõem feridas do passado, testemunhando a tragédia de pessoas, na sua maioria com idade entre 18 a 24 anos. “A leitura deste livro provocará reações emocionais. O golpe que implantou uma longa ditadura foi traumático para todo o País, em especial para a sua juventude e suas famílias. Senti essa dor mais de perto pois tive amigos, a exemplo de Vandick Reidner Pereira Coqueiro, que foi meu colega de escola, além do meu primo Uirassu Assis Batista, vitimados por essa tragédia. Eles estão entre os mortos e desaparecidos, registrados no livro. Mas é preciso conhecer essas histórias para compreender e, assim, impedir que volte a acontecer uma ditadura no País”, relata o secretário Osvaldo Barreto.

O livro, que tem apresentação do professor de história do ensino médio, José Carlos de Souza – ex-militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), preso e condenado aos 21 anos, pelo Regime Militar. Traz histórias de jovens que foram presos, torturados e mortos, como a de Stuart Edgard Angel Jones (1945-1971), filho da estilista de alta costura, Zuzu Angel, assassinado na base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.  As circunstâncias de sua morte sob torturas no pau-de-arara foram narradas, em carta deixada à sua mãe, pelo preso político Alex Alverga, que esteve com ele naquela unidade da aeronáutica. Zuzu foi morta, em março de 1976, sem nunca descobrir qualquer indício do paradeiro do filho.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Fórum do Pensamento Crítico debate ditadura e redemocratização do Brasil

Com o tema ‘Autoritarismo e Democracia no Brasil e na Bahia (1964-2014)’, a terceira edição do Fórum do Pensamento Crítico debate até a próxima sexta-feira (28), em Salvador, os 50 anos do golpe civil/militar de 1964 e os 30 anos das Diretas Já. A solenidade de abertura, realizada nesta segunda-feira (24) no Teatro Castro Alves (TCA), com a participação do governador Jaques Wagner, foi marcada pela discussão sobre o contexto social e político do golpe e homenagens ao político e guerrilheiro Carlos Marighella e outros nomes importantes da ação e pensamento sobre o período. O fórum é realizado pela Secretaria de Cultura (Secult) e conta com apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

“O fórum é importante porque não há como construir uma democracia de verdade sem que a verdade aflore para quem viveu aquela época e para a juventude, que nasceu na democracia. Trata-se de descrever a verdadeira história do Brasil e da Bahia para condenar um crime de estado, e dizer tortura e ditadura nunca mais”, afirmou o governador.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, falou, durante a abertura, sobre a importância de se fomentar debates sobre o assunto. “O objetivo da Secretaria da Educação é promover o debate desse momento histórico, principalmente no âmbito escolar. Os 50 anos do Golpe Militar tem que estar claro para que os estudantes possam entender o presente e as implicações da democracia”, salienta.

Durante a solenidade fizeram palestras o ex-governador da Bahia e atual vereador de Salvador, Waldir Pires, o doutor em Sociologia pela Universidade de Rostock, Clodomir Santos de Morais, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juarez Guimarães, e Eliana Rolemberg, anistiada política, militante histórica dos direitos humanos e diretora Executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese), com sede em Salvador.

A programação do III Fórum do Pensamento Crítico inclui mesas e debates que abordam temas como as repercussões da ditadura, as heranças culturais e comunicacionais, o período de redemocratização, os avanços e limites da democracia no estado e no país. “É um leque amplo que vai passar em revista os últimos 50 anos do Brasil, levando em conta a polaridade entre autoritarismo e democracia”, disse o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim.

Outras atividades programadas são a mostra temática de cinema nos centros e equipamentos culturais da Secult, e a Feira de Livros da Fundação Pedro Calmon, no Foyer do TCA com lançamentos e publicações sobre o golpe civil-militar de 1964, além de livros de história, cultura, democracia, direitos humanos, entre outros.

O fórum também tem o apoio da Fundação Perseu Abramo, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), jornal A Tarde, Cese, Ministério da Justiça, Assembléia Legislativa da Bahia e o Cinema Sala de Arte.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Secretaria da Educação do Estado abre inscrições para o projeto Universidade para Todos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abre,  de terça-feira (25/03) a 1º de abril, as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito Universidade para Todos. Para se candidatar a uma das 21.785 vagas, o interessado deve se inscrever exclusivamente pela internet. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Pode participar da iniciativa o estudante que estiver regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio regular seriado, ou no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental (5ª a 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes), egresso da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia e tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.

O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail: upt@educacao.ba.gov.br.

Secretaria da Educação do Estado lança Olimpíadas de Língua Portuguesa para reforçar ensino nas escolas públicas

Professores de língua portuguesa e literatura, diretores regionais de educação, gestores, coordenadores pedagógicos e secretários municipais de educação participaram, nesta sexta-feira (21/03), da abertura da 4ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A ação é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O evento foi transmitido para todas as telessalas das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da rede estadual.

O regulamento, assim como a ficha de inscrição, está disponível no endereço www.escrevendoofuturo.org.br. Diferente de outros concursos, a iniciativa vai além da premiação dos melhores trabalhos. Busca desenvolver ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. “Não queremos identificar talentos, mas mobilizar os professores para experimentar uma metodologia de ensino que melhore o aprendizado de língua portuguesa”, observou a coordenadora das Olimpíadas no Cenpec, Sonia Madi.

Professora de língua portuguesa no Colégio Estadual 15 de Novembro, no bairro de São Cristovão, em Salvador, Rosângela Souza Cruz vai participar das Olimpíadas de Língua Portuguesa pela terceira vez. “A experiência enriquece a minha metodologia de trabalho, e o resultado é um incentivo para que o estudante leia mais e desperte o interesse pela literatura”, revelou a educadora, destacando a eficiência do material pedagógico fornecido pela coordenação das Olimpíadas.

Para a superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux, “a Olimpíada é um espaço importante de fortalecimento das aprendizagens no campo das linguagens, e está articulada a outros projetos desenvolvidos pela Secretaria, como o Gestar e o Tempos de Arte Literária, e aos processos de avaliação de aprendizagem. A nossa rede tem ampliado, consideravelmente, a participação dos estudantes e professores, e, este ano, a expectativa é conseguir a adesão de todos os municípios”, disse a superintendente.

As Olimpíadas – Com inscrições abertas até o dia 30 de abril, as olimpíadas são abertas para a participação de professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias: Poema (5º e 6º anos - ensino fundamental), Memórias (7º e 8º anos - ensino fundamental), Crônica (9º ano - ensino fundamental e 1º ano - ensino médio) e Artigo de opinião (2º e 3º anos ensino médio).

A inscrição no site fica sob a responsabilidade do professor e o concurso acontece em cinco etapas. Na primeira etapa escolar, o professor recebe o material pedagógico, desenvolve as atividades com os estudantes e a escola seleciona os textos que a representará nas etapas seguintes. Posteriormente, acontecem as fases municipal, estadual, regional e nacional. Esta, prevista para dezembro de 2014.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Representantes do Instituto Imborés/FAINOR visitam DIREC 16 para preparação da 7ª Etapa do TOPA

 Rocha Neto, Maria Betânia Teófilo e Artur Andrade

Estiveram em visita à DIREC 16 os coordenadores do IIMB - Instituto Imborés/FAINOR, os senhores Artur Andrade e Neto Rocha, responsáveis pela formação dos coordenadores do programa Todos Pela Alfabetização - TOPA.

Na oportunidade foram recepcionados pela Supervisora do TOPA Regional, Maria Betânia de Freitas Teófilo, onde foi apresentado o cronograma da Formação 24 Horas da 7ª Etapa do TOPA, que acontecerá em Jacobina, no anexo da DIREC 16, no prédio escolar José Prado Alves, entre os dias 07 e 09 de abril de 2014, e que contará com a participação de 140 alfabetizadores e coordenadores dos municípios de Jacobina, Miguel Calmon e Mirangaba.

Nos municípios de Caém, Saúde, Caldeirão Grande, Várzea do Poço, Capim Grosso, São José do Jacuípe, Morro do Chapéu, Várzea Nova, Quixabeira, Ourolândia e Umburanas, a formação acontecerá in loco.




DIREC 16: NUPAIP promove reunião de Formação Continuada


Aconteceu no último dia 13, na Sala de Reuniões da DIREC 16, em Jacobina, reunião do NUPAIP Regional que teve como objetivo socializar as ações iniciais para a produção do relatório final da Jornada Pedagógica 2014.




Inscrições para pré-vestibular gratuito começam no dia 25 deste mês

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, entre os dias 25 deste mês e 1º de abril, as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito Universidade para Todos. Para se candidatar a uma das 21.785 vagas, o interessado deve se inscrever exclusivamente pela internet no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

O projeto é desenvolvido em parceria com as universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Podem participar estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio regular seriado, ou no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia, tenham cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes).

 É necessário ainda que os estudantes sejam egressos da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia e cursado, em escola pública municipal e/ou estadual, o ensino fundamental e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.

O candidato poderá esclarecer dúvidas referentes à inscrição pelo telefone 0800 285 8000, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail upt@educacao.ba.gov.br. 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Projeto de alunos do CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães é finalista na 12ª Febrace

Estudantes da rede estadual da Bahia estão em São Paulo para participar da final da 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), que teve início nesta terça-feira (18/03) e prossegue até quinta-feira (20/03). Para esta edição, foram selecionados sete projetos de escolas estaduais da Bahia, sendo que três foram classificados por meio da III Feira de Ciências da Bahia, realizada pela Secretaria da Educação do Estado.  A mostra é aberta ao público e acontece no estacionamento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a professora Irene Cazorla, diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), a participação dos estudantes em um evento como este reflete a dinamização do ambiente escolar e o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem, possibilitados pelo desenvolvimento dos projetos da Feira de Ciências nas escolas. “O interesse dos estudantes vem crescendo a cada edição da Feira, tanto que, na última, tivemos 156 projetos apresentados. Isto muito nos alegra como educadores”, disse.
Entre os projetos que estão sendo apresentados, está “Irrigação e Nutrição na Escola pelo Sistema de Aquaponia”, primeiro colocado na III Feira de Ciências da Bahia, na área de Ciências Biológicas, dos estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Baiano/Litoral Norte (CETEP), em Alagoinhas, Caio Araújo Pinto e Neydson Santana Sousa. Por meio do projeto, os alunos mostram como é possível implantar um sistema integrado de criação de peixes e de cultivo de hortaliças, utilizando o sistema de aquaponia, no qual a irrigação e a fertilização das plantas são feitas com a água contendo os resíduos orgânicos produzidos pelos peixes, além das plantas atuarem como um filtro natural da água onde vivem os peixes.

 “Pretendemos utilizar as hortaliças e peixes para o enriquecimento nutricional da alimentação escolar. Desta forma, estamos aliando o desenvolvimento sustentável à prática cidadã, apresentando alternativas de empreendimentos rentáveis e sustentáveis que envolvam boas práticas para o uso racional da água, pois não utilizamos fertilizantes industriais na cultura das hortaliças, por exemplo”, explicou o estudante Caio Araujo Pinto, 18 anos.

Biogás – Outro projeto é o Biodigestor Portátil Anaeróbico para Produção de Biogás, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (Ceep), em Ilhéus. Este projeto ficou em primeiro lugar na área de Engenharia e Ciências Exatas, na III Feira de Ciências da Bahia.

O experimento verifica a possibilidade de utilizar o gás metano como alternativa para o funcionamento de um fogão doméstico para residências e restaurantes, contribuindo para diminuir custos com a utilização do gás derivado do petróleo e, ao mesmo tempo, reduzindo impactos ambientais.  Para desenvolver esta tecnologia social, os estudantes utilizaram materiais como um tambor plástico de 20 litros, registros, mangueiras, suporte, silicone, durepox e fita veda rosca. No biodigestor, foram colocados resíduos orgânicos domésticos como substrato para a produção do biogás. O biogás obtido da decomposição desse lixo orgânico é formado por gases, tais como o metano e o dióxido de carbono.

Ainda entre os representantes baianos classificados na III Feira de Ciências da Bahia está o projeto “A Poluição do Rio Salgado, no Município de Floresta Azul: causas e consequências”, dos estudantes do Colégio Estadual Fred Gedeon, Laís Leal Dieb e José Oliveira Netto.

Sobre a Febrace - A Febrace é considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil. Ela tem o objetivo de aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão. Durante a feira, os projetos são apresentados ao público visitante e avaliados por professores mestres e doutores da USP e de instituições parceiras.

Confira abaixo a lista completa dos projetos finalistas:

A CURA NA MÍSTICA TUPINAMBÁ
Rafaelle Araújo Dos Santos, Paulo Henrique Lisboa Raeder, Tereza Cristina Fidelis de Jesus
(Orientador) , Abraão dos Santos Amtos (Coorientador)
Escola Estadual Dona Amélia Amado, Itabuna, Bahia

A POLUIÇÃO DO RIO SALGADO, NO MUNICÍPIO DE FLORESTA AZUL: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Laís Leal Dieb, José Oliveira Carvalho Netto, Cláudia Soares Pacheco Santos (Orientador)
Colégio Estadual Fred Gedeon, Floresta Azul, Ba
Projeto da Feira: III Feira de Ciências da Bahia

CIGANOS: SUJEITOS DE DIREITOS
Jean Carlos da Silva Rodrigues, Hanna Juciele Gomes Santos, Marcos Vinícius Martins dos Santos,
Laudicéia da Cruz Santos (Orientador) , Sabrina de Souza Lima (Coorientador)
Colégio Estadual professora Felicidade Jesus Magalhães, Jacobina, Bahia


CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR PORTÁTIL PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE RESÍDUOS
Gabriel Santos Vasconcelos, Gabriela Santos Assunção, Monalisa Souza da Silva, Joilson Silva Sampaio (Orientador)
Centro Estadual de Educação Profissional Alvaro Melo Vieira , Ilhéus, Bahia
Projeto da Feira: III Feira de Ciências da Bahia

DISPOSITIVO AUXILIADOR PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS VISUAIS
Ítalo Lélis de Carvalho, João Pedro Rosada Canesin, Luiz Victor Fonseca Brasil, Igor Araujo Dias Santos
(Orientador) , Andrique Figueirêdo Amorim (Coorientador)
Colégio Nossa Senhora de Fátima, Vitória da Conquista, Bahia

IRRIGAÇÃO E NUTRIÇÃO NA ESCOLA PELO SISTEMA DE AQUAPONIA
CAIO ARAÚJO PINTO, NEYDSON SANTANA SOUSA, SOLANGE DA SILVA (Orientador)
Centro Territorial de Educação Profissional - Litoral Norte e Agreste Baiano / CETEP - LNAB, Alagoinhas, Bahia
Projeto da Feira: III Feira de Ciências da Bahia

PROTO-ECO: O PROTETOR QUE DEU CERTO
Hiago do Vale, Yane Silva Santos, Edna dos Santos Dantas da Conceição (Orientador)
Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, Uauá, Bahia