A Jornada Pedagógica 2011será na escola e focada no planejamento para o ano letivo que se inicia. Além da construção do ProjetoPolítico Pedagógico e do Regimento Escolar, refletiremos a nossa prática com relação ao cumprimento da Matriz Curricular de Referência, os indicadsores de aprovação, reprovação, IDEB, Prova Brasil, Enem e AVALIE. Vamos pensar nos indicadores como instrumento de Gestão Democrática.
Como levar os nossos estudantes a aprenderem mais e melhor? Conteúdos críticos, inventários das dificuldades dos estudantes, alternativas de superação das dificuldades e do trabalho com os conteúdos críticos, conteúdos básicos essenciais da Base Nacional Comum, produto do trabalho de Tércio Rios, na SUDEB, será de grande valia para a reflexão da nossa prática.
Haverá um momento para fazermos um auto-retrato da nossa escola.A partir dos indicadores faremos um diagnóstico das nossas dificuldades e buscaremos alternativas para uma aprendizage/ensinagem interessante, necessária e significativa.
Depois das reflexões, dos diagnósticos, do levantamento de alternativas é a hora de fazer o planejamento das disciplinas. Que cada escola possa dar o melhor de si, para termos um plajamento capaz de fazer a diferença e termos,assim, um ano letivo produtivo com ensino de qualidade,