segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mais de 10 mil são contemplados para cursos técnicos na rede estadual; CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães convoca contemplados


A reação de contentamento de Patrícia Honorato, 45 anos, na tarde desta terça-feira (04/02), traduz muito do sentimento comum aos mais de 10 mil candidatos contemplados no sorteio eletrônico realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), Av. Paralela. O sorteio visa ao preenchimento de 10.610 vagas para cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente. A oferta contempla 58 centros territoriais e estaduais de Educação Profissional e oito anexos, localizados em 55 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Controle – Também acompanharam o sorteio eletrônico representantes do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas, da Auditoria Geral do Estado, do Conselho Estadual de Educação, além de professores, estudantes, pais e mães.

Os inscritos são pessoas que desejam voltar à escola para fazer um curso técnico de nível médio, e obter formação profissional necessária para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia.

Ao todo, 46 cursos técnicos de nível médio são ofertados e, entre os mais concorridos na capital, estão: Edificações, com 64,2 concorrentes por vaga, no turno noturno, ofertado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (Ceep); Enfermagem, com 55,7 candidatos por vaga, e Análises Clínicas, com 48,4 inscritos por vaga, ambos ofertados no turno noturno, pelo Ceep em Saúde Anísio Teixeira. O curso técnico em Petroquímica, ofertado no Cetep da RMS, em Camaçari, teve a procura de 30 concorrentes por vaga.

Matrícula – A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico realizado nesta terça-feira (04/02) ocorrerá de 25 de fevereiro a sete de março de 2014. Nesse período, o estudante deverá se dirigir ao centro territorial e estadual de Educação Profissional para o qual se inscreveu, no turno em que pleiteou a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar.
Só serão aceitos Atestados de Conclusão de curso para os alunos que concluíram o ensino médio no ano letivo de 2013. Para os que concluíram nos anos anteriores a 2013 é obrigatória a apresentação do histórico escolar.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro.

Matrículas na rede estadual começam nesta segunda-feira (17)

Poderão fazer a matrícula pela Internet: estudantes regularmente matriculados na rede estadual que tenham frequência regular até o final do ano letivo 2013, os alunos que não renovaram sua matrícula ou aqueles que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede. Estudantes oriundos das redes municipais de Salvador, Catu e Feira de Santana também poderão fazer sua matrícula pela Internet com o código encaminhado pelas secretarias municipais. Mas a matrícula para alunos novos de outras cidades ou da rede de ensino privada será diretamente na escola. O ano letivo de 2014 será iniciado no dia 10 de março.
Eliana Carvalho, diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, diz que a matrícula pela internet visa proporcionar agilidade e conforto aos estudantes, pais ou responsáveis. “Precisamos chamar a atenção para o fato de que a matrícula na segunda e terça-feira será apenas para os estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola. E destacar que estes estudantes poderão realizar a matrícula pela internet, sem precisar sair de casa ou do bairro onde moram para ir à escola”.
Documentos necessários – Para realizar a matrícula, estudantes, pais ou responsáveis deverão apresentar o original do histórico escolar; os originais e as cópias da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade; do CPF e do comprovante de residência e a carteira do Setps para unidades escolares do município de Salvador. Se a matricula ou transferência for realizada pela internet, a documentação deverá ser entregue na escola para a qual o aluno se matriculou, de acordo com o prazo estipulado no comprovante de mar
As matrículas para o ano letivo de 2014, na rede pública estadual de ensino, começam nesta segunda-feira (17/02) e prosseguem até 26 de fevereiro. O processo poderá ser realizado presencialmente, em qualquer unidade escolar do estado, independente daquela na qual o estudante deseja estudar, ou na página da matrícula, utilizando o código gerado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) na carta de renovação distribuída nas unidades escolares da rede.
Poderão fazer a matrícula pela Internet: estudantes regularmente matriculados na rede estadual que tenham frequência regular até o final do ano letivo 2013, os alunos que não renovaram sua matrícula ou aqueles que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede. Estudantes oriundos das redes municipais de Salvador, Catu e Feira de Santana também poderão fazer sua matrícula pela Internet com o código encaminhado pelas secretarias municipais. Mas a matrícula para alunos novos de outras cidades ou da rede de ensino privada será diretamente na escola. O ano letivo de 2014 será iniciado no dia 10 de março.

Eliana Carvalho, diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, diz que a matrícula pela internet visa proporcionar agilidade e conforto aos estudantes, pais ou responsáveis. “Precisamos chamar a atenção para o fato de que a matrícula na segunda e terça-feira será apenas para os estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola. E destacar que estes estudantes poderão realizar a matrícula pela internet, sem precisar sair de casa ou do bairro onde moram para ir à escola”.

Documentos necessários – Para realizar a matrícula, estudantes, pais ou responsáveis deverão apresentar o original do histórico escolar; os originais e as cópias da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade; do CPF e do comprovante de residência e a carteira do Setps para unidades escolares do município de Salvador. Se a matricula ou transferência for realizada pela internet, a documentação deverá ser entregue na escola para a qual o aluno se matriculou, de acordo com o prazo estipulado no comprovante de matricula.

Será aceito, excepcionalmente, em substituição ao histórico escolar, na forma da legislação vigente, atestado de escolaridade original, firmado pela direção da unidade escolar, que deverá especificar o curso, a série/ano do estudante no ano letivo de 2013 ou de anos anteriores, bem como o curso, a série/ano que o estudante estará apto a cursar no ano letivo de 2014.
Será aceito, excepcionalmente, em substituição ao histórico escolar, na forma da legislação vigente, atestado de escolaridade original, firmado pela direção da unidade escolar, que deverá especificar o curso, a série/ano do estudante no ano letivo de 2013 ou de anos anteriores, bem como o curso, a série/ano que o estudante estará apto a cursar no ano letivo de 2014.As matrículas para o ano letivo de 2014, na rede pública estadual de ensino, começam na próxima segunda-feira (17/02) e prosseguem até 26 de fevereiro. O processo poderá ser realizado presencialmente, em qualquer unidade escolar do estado, independente daquela na qual o estudante deseja estudar, ou na página da matrícula, utilizando o código gerado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) na carta de renovação distribuída nas unidades escolares da rede.
Poderão fazer a matrícula pela Internet: estudantes regularmente matriculados na rede estadual que tenham frequência regular até o final do ano letivo 2013, os alunos que não renovaram sua matrícula ou aqueles que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede. Estudantes oriundos das redes municipais de Salvador, Catu e Feira de Santana também poderão fazer sua matrícula pela Internet com o código encaminhado pelas secretarias municipais. Mas a matrícula para alunos novos de outras cidades ou da rede de ensino privada será diretamente na escola. O ano letivo de 2014 será iniciado no dia 10 de março.

Eliana Carvalho, diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, diz que a matrícula pela internet visa proporcionar agilidade e conforto aos estudantes, pais ou responsáveis. “Precisamos chamar a atenção para o fato de que a matrícula na segunda e terça-feira será apenas para os estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola. E destacar que estes estudantes poderão realizar a matrícula pela internet, sem precisar sair de casa ou do bairro onde moram para ir à escola”.

Documentos necessários – Para realizar a matrícula, estudantes, pais ou responsáveis deverão apresentar o original do histórico escolar; os originais e as cópias da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade; do CPF e do comprovante de residência e a carteira do Setps para unidades escolares do município de Salvador. Se a matricula ou transferência for realizada pela internet, a documentação deverá ser entregue na escola para a qual o aluno se matriculou, de acordo com o prazo estipulado no comprovante de matricula.

Será aceito, excepcionalmente, em substituição ao histórico escolar, na forma da legislação vigente, atestado de escolaridade original, firmado pela direção da unidade escolar, que deverá especificar o curso, a série/ano do estudante no ano letivo de 2013 ou de anos anteriores, bem como o curso, a série/ano que o estudante estará apto a cursar no ano letivo de 2014.