Conceituado por práticas de preconceito racial, o racismo aflige até hoje muitas pessoas de cor negra. Em 09 de janeiro de 2003, a lei 10.639 incluiu o Dia (20 de novembro) Nacional da Consciência Negra.
O preconceito que ainda se faz presente no nosso cotidiano é muito vergonhoso, pois, em uma sociedade democrática na qual vivemos, não deveria existir. É algo paradoxal, notoriamente corremos atrás e conseguimos nossos direitos, então, porque não temos compaixão uns pelos outros e passamos a perceber que todos nós somos irmãos e que todos nós temos como foco o direito de ser livres?!
Dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar, em que obriga o ensino sobre as diversas áreas de história e cultura afro-brasileira. Corre nas veias dos brasileiros sangue negro. A miscigenação entre negros e brancos nos deixou uma cultura multifacetada e bastante conhecida no mundo.
“Compositor de destinos, também de todos os ritmos, tempo, tempo, tempo, tempo”. Como um trecho da música “Oração ao tempo” de Maria Gadú, diz o tempo entra em acordo contigo, o tempo vai fazer com que o preconceito se aniquile de uma vez.
Alice Barreto e Juliana Rios
3º B Matutino Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição – Miguel Calmon