quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Experiência do Topa será apresentada em evento na Itália

A experiência do programa Todos pela Alfabetização (Topa), desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, será apresentada durante o IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, em Turim, na Itália, entre os dias 17 e 20 de setembro. Realizado desde 2007 com municípios e entidades dos movimentos sociais e sindical, o Topa já alfabetizou mais de 1,3 milhão de pessoas.

Atualmente, em sua sétima etapa, atende a 366 municípios e 570 entidades, com 250 mil alfabetizandos.  Essa articulação é um dos diferenciais do programa, que chamou a atenção dos especialistas em educação, conforme ressaltou a coordenadora do Topa, Elenir Alves. “Os organizadores do evento não conhecem nenhuma experiência que promova uma mobilização social tão intensa quanto o Topa, tanto que o enfoque da minha apresentação vai ser na relação com os movimentos sociais aliada a uma concepção freiriana”.

Durante o encontro, serão apresentadas experiências dos cinco continentes, mostrando alternativas concretas de educação. “Esta participação é muito importante, pois vamos socializar a nossa experiência com outros países”, concluiu Elenir Alves. (Portal da Educação)

Confira algumas fotos do AVE e do EPA

fotos Carlos Oliveira/ DIREC 16

Iniciamos a Etapa Regional dos Projetos Estruturantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia com os projetos: AVE (Artes Visuais Estudantis) e o EPA (Educação Patrimonial e Artística).
Diretora Regional, professora Nair Pereira da Cruz, a Dayvid Sena, Coordenador de Educação Básica, Professora e Coordenadora dos Projetos Estruturantes: Vasti Sampaio de Miranda, a equipe do PAIP.
Sinceros agradecimentos ao diretor da UNEB – CAMPUS IV, o professor Antenor Rita Gomes pela parceira e apoio em realizarmos essa Etapa Regional neste espaço.
Nossos colaboradores Artsilk, Portifólio, Carlos (fotógrafo), Ispiaki, Milton´S Vídeo, Geyder Gomes – comunicador e colega, à Jacobina FM - pela excelência do serviço prestado, Luciana –Menina Flor, Jornal a Notícia e a Doce Mel. 



Jurados do EPA – Educação Patrimonial e Artística: Miriam Geonisse de Miranda Guerra, Sthel Braga e Tarcila Bispo Santana.

Jurados do AVE –Artes Visuais Estudantis: Lucas Pihauí, Zita Oliveira da Silva e Ana Cristina Cerqueira Pinho da Silva.

O Projeto Artes Visuais Estudantis – AVE consiste em uma experiência singular e plural, desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, nos contextos escolares, a partir do ano de 2008, traçado uma nova  na história da educação baiana e na formação cultural dos estudantes. É um projeto pioneiro, de caráter cultural, educativo e artístico, concebido a partir de uma perspectiva ampliada, concebe a arte como ampliação do conhecimento e  prazer, o estudante como produtor do conhecimento artístico, assim como instrumento de mudanças.



As obras de artes dos alunos serão avaliadas como base os seguintes critérios: Originalidade, Técnica, Caráter de inventividade e Valor estético.

O Projeto Educação Patrimonial e Artística – EPA busca ampliar as práticas culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio e da juventude, com vistas à identificação do patrimônio baiano, a preservação da memória cultural. Trata-se de ações imprescindíveis  para o exercício do direito à cultura, para defesa dos valores históricos, artísticos e culturais, para a formação de uma nova mentalidade cultural.

A compreensão do patrimônio cultural possibilita o entendimento do tempo passado, presente e futuro. Dos acontecimentos culturais relevantes, os monumentos, os lugares, as paisagens, os personagens, as artes, as canções, as danças. Permite ainda conhecer a si mesmo, o outro e o mundo, assim como a “valorização” do patrimônio histórico e cultural e das manifestações culturais.



O projeto tem como objetivos:

*Aprimorar a estética do olhar, através da fotografia, para o exercício das formas de percepção da vida cultural que nos rodeia e os distintos tipos de patrimônio culturais;
*Entender a dimensão patrimonial como prática cultural que possibilita uma compreensão dos tipos de patrimônio e dos seus múltiplos sentidos e significados.

O que será avaliado no álbum do EPA: Originalidade, Criatividade, Fotografia e Clareza textual.
Na Etapa Regional são escolhidas as três obras de arte que representarão a DIREC 16 na Etapa Estadual. (reportagem: Vasti Sampaio)



Os alunos vencedores no AVE:
Aluna: Hanna Gomes Rios
Obra: Vulnerabilidade
Unid. Escolar: Col. Est. Felipe Cassiano – Várzea do Poço
Diretor: Bergue Oliveira Rios

Alunos: Valdinei Santos da Silva e Luiz Tone Alves Reis
Obra: A simplicidade do Campo
Unid. Escolar:  Esc. Família Agrícola de Jaboticaba – Quixabeira
Diretora: Iracema  Lima

Aluno: Danilo Nunes Freire
Obra:  Mundo do conhecimento
Unid. Escolar:  Col. Teotônio Marques Dourado Filho- Morro  do Chapéu
Diretora: Maria Deleuze Oliveira Brito

Os alunos vencedores no EPA:
Equipe: Jéferson Oliveira da Silva, Mágda Cunha dos Santos e Priscila de Oliveira Silva.
Patrimônio: Patrimônio Imaterial – Personalidades da Cidade de Capim Grosso
Unid. Escolar:  Col.  Est. Edna Moreira Pinto Daltro – Capim Grosso
Diretora: Jânia Gomes Souza

Equipe: Ubiratan Mendes Rodrigues, Pedro Henrique Nunes Lopes, Albert Novais Mascarenhas e Emilene Oliveira Mascarenhas.
Patrimônio: Feira livre e campo do gado de Quixabeira
Unid. Escolar:  Col. Est. de Quixabeira –Quixabeira
Diretora: Emanuela Rios do Carmo

Equipe: Winicius Nathan Santos Nascimento, Luciano Santos Xavier, Andressa Santos Silva, Paloma Santos Silva e Fernanda dos Santos Miranda
Patrimônio: Natureza: O açude e as belezas ao redor dele
Unid. Escolar:  Colégio Estadual de Serrolândia – Serrolândia
Diretora: Eliana Sampaio Mota
























































TAL e PROVE acontecem nesta quinta (19)