quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Secretaria da Educação abre inscrições para mais de 10 mil vagas na Educação Profissional

Começam nesta quarta-feira (dia 08) e prosseguem até o dia 22 de janeiro, as inscrições para 10.610 vagas para 43 cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, na Rede Estadual de Educação Profissional. As vagas são para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e no interior, para o primeiro e segundo semestres de 2014.

Podem se inscrever estudantes que tenham concluído o ensino médio, de forma gratuita, nas redes públicas de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou que tenha, comprovadamente, cursado o ensino médio em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico.
Há vagas para 11 eixos tecnológicos que contemplam cursos técnicos de nível médio, a exemplo de: Análises Clínicas, Administração, Arte Dramática, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Cozinha, Documentação Musical, Design de Artefatos de Couro, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica e Saúde Bucal.

Para fazer a inscrição, ao acessar a página no Portal, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial ou Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2014.

Sorteio eletrônico - As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 04 de fevereiro, às 15h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O sorteio, aberto para acompanhamento de estudantes, professores, pais e mães, será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado e Conselho Estadual de Educação.