quarta-feira, 23 de abril de 2014

Parceria entre Secretaria da Educação e Setre contribui para facilitar o acesso ao emprego

Em uma parceria desenvolvida entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os 1.616 estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional que participaram da solenidade de formatura, no dia 14/4, no Centro de Convenções, em Salvador, tiveram a oportunidade de realizar cadastro no Sistema Estadual de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), da Setre. Além de possibilitar o cadastramento dos formandos, a Setre ofereceu a emissão de carteira de trabalho.

Vinicius Caique Santos Macedo, 18 anos, que se formou no curso técnico em Informática, pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (Ceep), em Salvador, foi um dos beneficiados pelo atendimento. Ele conta que foi convocado para participar de uma seleção de trabalho.  “Essa estratégia foi fantástica. Foi possível unir o útil ao agradável. Participei de uma seleção para trabalhar na área. Estou ansioso para saber o resultado. Agora é só aguardar, a sorte foi lançada”, comemora o jovem.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, destaca que "nosso objetivo é cadastrar todo técnico em formação na Educação Profissional da Bahia, no último ano e últimos módulos, no SineBahia. Dessa forma, os órgãos empregadores saberão da sua disponibilidade, antes mesmo da formatura. Também queremos articular com o microcrédito e com a economia solidária. Assim, viabilizamos, também, o trabalho autônomo, o empreendedorismo individual e o cooperativismo", disse.

A superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade, ressaltou a importância da parceria em benefício destes novos técnicos de nível médio. “O ingresso no mercado de trabalho é o objetivo final da formação profissional. Por isso, levamos um balcão do SineBahia ao evento, para que os jovens pudessem fazer o seu cadastramento e facilitar esse acesso”, justifica.

IFBA de Senhor do Bonfim inscreve para especialização gratuita para professores de escolas públicas

A partir desta terça-feira, 22 de abril, até 6 de maio, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas e gratuitas para 35 vagas no processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos. 

O curso, destinado para professores de diversas áreas de conhecimento, tem uma carga horária de 380 horas e é constituído de 14 disciplinas. As aulas teóricas e práticas acontecerão em quatro encontros de uma semana no segundo semestre de 2014 e no primeiro semestre de 2015. 

A seleção, que acontece em duas etapas: análise da proposta de pesquisa e análise de currículo; entrevista e arguição oral da proposta de pesquisa (apenas para os 50 primeiros classificados), tem a previsão de divulgar o resultado final no dia 2 de junho. 

Os candidatos podem se inscrever pessoalmente (Secretaria de Cursos Superiores do IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim – Km 4, Estrada de Igara s/n, Zona Rural), de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 11 horas e 14 às 17 horas, ou ainda via postal (obrigatoriamente via Sedex) com data de postagem até 6 de maio.