terça-feira, 8 de abril de 2014

Aula Inaugural do GESTAR e CIÊNCIA NA ESCOLA

Aconteceu na manhã da última quinta-feira (03) a Aula Inaugural dos projetos estruturantes Gestar e Ciência na Escola, que contou a participação dos alunos, professores-articuladores, técnicos do NUPAIP da DIREC 16.

Presentes ao evento, o ex-governador Roberto Santos, o Secretário de Educação do Estado, professor Osvaldo Barreto. A solenidade contou ainda com o palestrante Vasco Moretto.

O projeto-ação Um Gestar em cada Escola constitui-se numa iniciativa de intervenção na realidade educacional em tempo que promove a formação continuada de professores. Tem por objetivo contribuir diretamente com o trabalho docente estimulando experiências em sala de aula que orientem práticas pedagógicas motivadas pelas necessidades dos estudantes.

O Projeto assiste ä instituição escolar colaborando com o desenvolvimento de sua função social: garantir ao estudante o direito de aprender. Por meio de atividades planejadas em consonância com a rede curricular do ensino fundamental II, do acompanhamento e disponibilidade de recursos didáticos, professores e estudantes são atendidos com melhores condições de assumirem o protagonismo da mudança para a melhoria do desempenho educacional.

Ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que objetiva promover a educação científica na rede de escolas estaduais da Bahia, no segundo segmento do ensino fundamental, na etapa que compreende a 5ª até a 8ª série (6º ao 9º ano). Inicialmente, nas aulas de Ciências e Geografia, a proposta do Programa visa “desenvolver valores estéticos e de sensibilidade” (SANTOS, 2007, p.487), capazes de formar cidadãos letrados cientificamente.

Nessa perspectiva, o Programa pretende ressignificar a importância da alfabetização cartográfica, a qual se detém, entre outros tantos fatores, nas conexões com uso e ocupação do solo, vegetação, fauna, flora, rios, meio ambiente, ciclos biogeoquímicos e dinâmica da circulação atmosférica que guiam educadores e estudantes ao conhecimento dos elementos bióticos e abióticos que constituem o espaço social no qual vivem os grupos humanos.









Secretário da Educação empossa novos membros do Conselho Estadual de Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, empossou, nesta segunda-feira (7/04), os membros do Conselho Estadual de Educação (CEE), que terão mandato até 2018. Composto por representantes de diversos segmentos e do poder público, o órgão recebeu 12 conselheiros e seis suplentes, além da recondução aos cargos da presidente Ana Maria Silva Teixeira e do vice Sérgio Guerra, em solenidade marcada pela inauguração da sua nova sede, na Avenida Jiquitaia, São Joaquim.

Instância representativa da sociedade, na medida em que 40% de seus membros são indicados por instituições da sociedade civil, o Conselho se constitui como um espaço de debate plural e democrático. “Para continuar trabalhando pela qualidade da educação na Bahia, nós precisamos envolver os vários segmentos. É com esse ânimo que trabalhamos junto com o Conselho e vamos continuar buscando meios para fortalecê-lo”, frisou o secretário da Educação Osvaldo Barreto.

Segundo Ana Teixeira, o maior desafio para a nova gestão do Conselho está em melhorar a condução das suas demandas. “Nosso desafio, agora, é dar continuidade às metas e estratégias planejadas e instituir procedimentos administrativos que ajudem a melhorar o fluxo dos nossos processos, dando velocidade às ações do Conselho”, declarou a presidente, explicando que a aquisição da sede própria tem um papel fundamental para o cumprimento dessas metas. “A nova sede é resultado de um anseio de muitos anos e chegou do tamanho ideal para atender as nossas necessidades”, acrescentou.

O Conselho – Fazem parte do Conselho Estadual de Educação 24 conselheiros, sendo que 12 são eleitos a cada dois anos. Como órgão colegiado vinculado à estrutura da Secretaria da Educação do Estado, o CEE tem por finalidade disciplinar as atividades educacionais no âmbito do sistema estadual, exercendo funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas. Além do Colegiado Pleno, o órgão é composto por câmaras técnicas para a discussão de temas mais específicos da educação.

Conselheiros:

Clovis Caribé Menezes dos Santos

Joseane de Almeida Topázio

Marcone Pereira de Azevedo

Maria Glória da Paz

Rosana dos Santos Lopes

Sílvio Luiz de Oliveira Soglia

Avelar Luiz Bastos Mutin

Célia Tanajura Machado

Luis Otávio de Magalhães

Maria Alba Guedes Machado Mello

Sérgio Amado Diniz Guerra

Welington Araújo Silva

Suplentes: 

Alex Batista Dias

Antônio Almeida Silva

Eni Santana Barretto Bastos

Luiz Carlos dos Santos

Suzana Coutinho Pimentel

Alba Riva Brito Almeida