Professora Vasti Sampaio, uma das coordenadoras dos projetos estruturantes
A Coordenação dos Projetos Estruturantes TAL, AVE, EPA, PROVE e FACE da DIREC 16, em Jacobina, elaborou um elenco de sugestões para gestores e professores para o trabalho pedagógico dos programas:
Realização de oficinas de música e teatro, trabalhar com filmes entre outros, promovendo a interdisciplinaridade;
Pesquisa sobre a história da MPB através de estudos dirigidos, atentando para relevância da música brasileira no cenário nacional;
Reconhecimento da composição musical (letra, música, harmonia, ritmo, melodia, arranjo), entre outros elementos;
· Valorização do repertório musical pessoal do aluno, analisando as letras das canções, observando os valores estéticos, morais e a atribuição de sentido intrínseco nas letras;
Conhecimento dos diversos instrumentos musicais: Violão, violino, guitarra, baixo, zabumba, teclado, cuíca, caixa, tambor, flauta, sax, contrabaixo, etc;
Trabalhar com os diversos gêneros textuais: notícias, anúncios, bula de remédios, poemas, trovas, receitas, placas de trânsitos, folders, bilhetes, tirinhas, charges, contos, crônicas, entre outros, destacando sua função social, aplicando as informações e dados extraídos dos textos em estudo;
Atividades que contemplem as variações linguísticas, dramatização de textos, produção de diálogos envolvendo interlocutores e situações de comunicação variadas, entre outras;
Trabalho com literatura de cordel, recital de poemas e entrevistas, contemplando, principalmente, os artistas locais;
Exposição, em sala de aula ou no ambiente escolar, de bilhetes, convites, panfletos, reportagens, cartazes, encartes, jornal, reportagens, enfim todo portador de texto que circula em nosso dia a dia, organizado em varal, mural, cantinho de texto;
Promover: confecções de livros escritos pelos alunos, correio escolar entre os alunos, produções de textos individuais e coletivos de diversos gêneros, reconto de histórias, criação de clube de leitura, refacção de textos e criação de jornal pelos alunos;
Rotina semanal que contemple atividades de ensino com produção coletiva e individual, rodas de leitura, palavras cruzadas e brincadeiras, entre outras;
Contação de história, reescrita e leitura compartilhada;
Grupo de estudo para análise de obras literárias;
· Valorização da diversidade musical propiciando pesquisas sobre compositores e intérpretes;
· Apresentar ao aluno repertórios variados, dialogando com os diversos compositores, de épocas e estilos musicais diferentes;
Atividades com histórias em quadrinhos, em que o aluno criará o diálogo de acordo com os personagens;
Trabalhos com parlendas, paródias, campeonato de adivinha, debates, trava-línguas, leitura de imagens e mímicas;
Apresentações de histórias, por meio de diferentes formas de linguagem: poesia, dramatização, mímica, fantoches, modelagem, desenho e pintura;
Compreender de que forma os sons reverberam nos mecanismos cerebrais e como a música pode ajudar os alunos a sentir, a expressar e a pensar essas manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em transformação;
Analisar com a turma o funcionamento da audição humana e discutir as características físicas que nos permitem distinguir sons, música e ruídos;
Trabalhar com figuras locais e cenários urbanos, em letras de canções, bem como avaliar o trabalho de cronista e de compositores;
Conhecer, com os alunos, a história do maxixe - primeira música genuinamente brasileira- e seu impacto na sociedade.
EPA:
Pesquisa sobre a história da MPB através de estudos dirigidos, atentando para relevância da música brasileira no cenário nacional;
Reconhecimento da composição musical (letra, música, harmonia, ritmo, melodia, arranjo), entre outros elementos;
· Valorização do repertório musical pessoal do aluno, analisando as letras das canções, observando os valores estéticos, morais e a atribuição de sentido intrínseco nas letras;
Conhecimento dos diversos instrumentos musicais: Violão, violino, guitarra, baixo, zabumba, teclado, cuíca, caixa, tambor, flauta, sax, contrabaixo, etc;
Trabalhar com os diversos gêneros textuais: notícias, anúncios, bula de remédios, poemas, trovas, receitas, placas de trânsitos, folders, bilhetes, tirinhas, charges, contos, crônicas, entre outros, destacando sua função social, aplicando as informações e dados extraídos dos textos em estudo;
Atividades que contemplem as variações linguísticas, dramatização de textos, produção de diálogos envolvendo interlocutores e situações de comunicação variadas, entre outras;
Trabalho com literatura de cordel, recital de poemas e entrevistas, contemplando, principalmente, os artistas locais;
Exposição, em sala de aula ou no ambiente escolar, de bilhetes, convites, panfletos, reportagens, cartazes, encartes, jornal, reportagens, enfim todo portador de texto que circula em nosso dia a dia, organizado em varal, mural, cantinho de texto;
Promover: confecções de livros escritos pelos alunos, correio escolar entre os alunos, produções de textos individuais e coletivos de diversos gêneros, reconto de histórias, criação de clube de leitura, refacção de textos e criação de jornal pelos alunos;
Rotina semanal que contemple atividades de ensino com produção coletiva e individual, rodas de leitura, palavras cruzadas e brincadeiras, entre outras;
Contação de história, reescrita e leitura compartilhada;
Grupo de estudo para análise de obras literárias;
· Valorização da diversidade musical propiciando pesquisas sobre compositores e intérpretes;
· Apresentar ao aluno repertórios variados, dialogando com os diversos compositores, de épocas e estilos musicais diferentes;
Atividades com histórias em quadrinhos, em que o aluno criará o diálogo de acordo com os personagens;
Trabalhos com parlendas, paródias, campeonato de adivinha, debates, trava-línguas, leitura de imagens e mímicas;
Apresentações de histórias, por meio de diferentes formas de linguagem: poesia, dramatização, mímica, fantoches, modelagem, desenho e pintura;
Compreender de que forma os sons reverberam nos mecanismos cerebrais e como a música pode ajudar os alunos a sentir, a expressar e a pensar essas manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em transformação;
Analisar com a turma o funcionamento da audição humana e discutir as características físicas que nos permitem distinguir sons, música e ruídos;
Trabalhar com figuras locais e cenários urbanos, em letras de canções, bem como avaliar o trabalho de cronista e de compositores;
Conhecer, com os alunos, a história do maxixe - primeira música genuinamente brasileira- e seu impacto na sociedade.
EPA:
Visitas ou excursões a outros espaços de aprendizagens: biblioteca pública, parque ecológico, memorial, museu, teatro, cinema, igrejas, praças, entre outros, a fim de ampliar o conhecimento e visão de patrimônio histórico e cultural;
Realizar pesquisa de campo, com vistas a entrevistar os moradores mais antigos da comunidade em que a escola está inserida;
Desenvolver atividades em que os alunos possam explorar os diversos ambientes físicos da escola reconhecendo-o como espaço identitário;
Visitas a lugares públicos para identificar suas funções e a importância em preservá-los;
Elaborar combinados para a preservação do patrimônio público, tendo como foco a escola;
Incentivar a valorização da cultura regional por meio de pesquisas e eventos a serem realizados na escola, com a participação dos alunos e suas respectivas famílias;
Incentivo à participação de alunos em eventos culturais em seu meio social e à preservação do patrimônio artístico cultural;
Confecção de maquetes de lugares públicos e realizar exposição das mesmas em feira cultural;
Explorar praças próximas à escola e desenvolver projetos interdisciplinares como: Leitura na Praça, Música ao ar livre e Cantigas de Roda;
Promover Festival de Músicas e Danças Folclóricas, no sentido de compreender e valorizar a cultura local e suas especificidades como patrimônio histórico imaterial.
PROVE:
Excursão ao cinema para assistir a produções cinematográficas diversificadas, ampliando seu repertório fílmico;
Conhecer o contexto do cinema mudo, explorando, por exemplo, filmes de Charles Chaplin, entre outros;
Produção de textos coletivos orais e escritos a partir de gravuras, cenas mudas entre outras;
Apresentação de filmes, documentários e vídeos educativos que favoreçam o enriquecimento e aprendizagem do aluno.
AVE:
Conhecer o contexto do cinema mudo, explorando, por exemplo, filmes de Charles Chaplin, entre outros;
Produção de textos coletivos orais e escritos a partir de gravuras, cenas mudas entre outras;
Apresentação de filmes, documentários e vídeos educativos que favoreçam o enriquecimento e aprendizagem do aluno.
AVE:
Análise e apreciação dos diferentes tipos de obras de arte;
Estudo ou um breve passeio pela História da Arte desde o surgimento até os dias atuais;
Pesquisa de campo sobre a vida de artistas regionais, criando espaços para oportunidades, reconhecimento e valorização dos talentos locais.
Atividades de desenhos, pintura, colagem, recorte, dobraduras, fotografia, modelagem com argila, madeira, sementes, flores, escultura, entre outras, elencadas pelos alunos;
Confecção de paineis contemplando a cultura regional representada pela pintura, caricatura, charges, tirinhas, histórias em quadrinhos e outros;
Visitação de stand, bazares, feira de artesanatos, galerias de artes, instalações, entre outros;
Uso de material reciclável e sucatas para confecção de trabalhos artísticos livres;
Organização de oficinas de artes plásticas e visuais, articulando percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão, valorizando a habilidade de cada aluno;
Trabalhar com arte tridimensional com vistas a modelagem de objetos.
Estudo ou um breve passeio pela História da Arte desde o surgimento até os dias atuais;
Pesquisa de campo sobre a vida de artistas regionais, criando espaços para oportunidades, reconhecimento e valorização dos talentos locais.
Atividades de desenhos, pintura, colagem, recorte, dobraduras, fotografia, modelagem com argila, madeira, sementes, flores, escultura, entre outras, elencadas pelos alunos;
Confecção de paineis contemplando a cultura regional representada pela pintura, caricatura, charges, tirinhas, histórias em quadrinhos e outros;
Visitação de stand, bazares, feira de artesanatos, galerias de artes, instalações, entre outros;
Uso de material reciclável e sucatas para confecção de trabalhos artísticos livres;
Organização de oficinas de artes plásticas e visuais, articulando percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão, valorizando a habilidade de cada aluno;
Trabalhar com arte tridimensional com vistas a modelagem de objetos.
DICAS:
§ Exibir vídeos dos Festivais aos alunos nos horários de intervalos, nas aulas vagas, nos sábados letivos, nas aulas de disciplinas diversificadas;
§ Incentivar a parceria, na escola, entre os alunos e artistas da terra;
§ Divulgar o trabalho do aluno na escola, nas rádios da cidade, nos jornais, facebook, blog, entre outros meios de comunicação.
FONTES CONSULTADAS:
<http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crvBAA8E7286-37A0-4246-9175-A6660A1F7F647DB45AB20C7-32CE-46E6-9640 74161BC03867D_Cadernode20Boas20PC3A1ticas20Tempo20Integral.pdf>
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/explorar-diversidade-priorizando-generos-literarios
<http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crvBAA8E7286-37A0-4246-9175-A6660A1F7F647DB45AB20C7-32CE-46E6-9640 74161BC03867D_Cadernode20Boas20PC3A1ticas20Tempo20Integral.pdf>
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/explorar-diversidade-priorizando-generos-literarios
Mais informações podem ser obtidas através do endereço http://escolas.educacao.ba.gov.br/projetos-jornada