sexta-feira, 7 de março de 2014

Aulas da Rede Pública Estadual iniciam-se nesta segunda, dia 10

Com uma celebração à diversidade cultural baiana, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia dá as boas vindas aos estudantes da rede estadual no dia 10 de março, às 8h30, na Abertura do Ano Letivo 2014. 

Entre as novidades para o ano letivo de 2014, está o investimento da Secretaria da Educação na ampliação dos Centros Noturnos do Estado da Bahia (Ceneb).

O Ceneb é voltado, especialmente, para estudantes trabalhadores do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional que não podem frequentar a escola no turno diurno. A proposta pedagógica é pautada em três dimensões: mundo do trabalho, ciência e tecnologia e arte e cultura, dialogando com os diversos componentes curriculares da educação básica e dando um novo significado ao ensino noturno.

O Ceneb foi implantado, em 2013, com sucesso, em Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. Em 2014, novos centros também serão implantados em Itamaraju, Conceição do Coité, Jacobina, Campo Formoso e Cachoeira.

Para o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, o objetivo é ofertar, cada vez mais, um ensino plural, de forma que facilite a dinâmica de vida do estudante da rede estadual. “Nós temos sempre que atentar para as novas necessidades dos estudantes no mundo de hoje. Para isso, pensamos em alternativas pedagógicas que atendam a estas demandas. É o caso do Centro Noturno. Já testamos a experiência em outros municípios do Estado e percebemos que é uma iniciativa muito positiva. Em Salvador, os que trabalham durante o dia, na região central da cidade, poderão estudar à noite, no Ceneb. Também há a opção de o trabalhador trazer seu filho pela manhã e deixá-lo em uma das escolas que ofertarão educação integral na região”, acrescentou.

Inscrições para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática estão abertas até o dia 21/03

Todas as escolas públicas do país (municipais, estaduais e federais) com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio poderão inscrever seus alunos na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2014 a partir desta segunda-feira, 10 de fevereiro, no site www.obmep.org.br. As inscrições serão encerradas no dia 21 de março, e a prova da 1ª fase será no dia 27 de maio.

A OBMEP é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em 2005, tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Hoje a OBMEP mobiliza mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros).

Para marcar os 10 anos da Olimpíada, o IMPA também lançará nesta segunda-feira o Portal da Matemática (http://matematica.obmep.org.br), composto de vídeo-aulas de aproximadamente 10 minutos e outros conteúdos interativos correspondentes aos tópicos da grade curricular das escolas brasileiras desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O Portal é mais uma iniciativa do IMPA, conhecido por sua excelência na pesquisa e no ensino de pós-graduação (mestrado e doutorado), no sentido de democratizar e facilitar o acesso de todos (professores, alunos e familiares de alunos) a conteúdos de alta qualidade na área de matemática.

Segundo o professor Claudio Landim, diretor adjunto do IMPA e coordenador geral da OBMEP, o Portal da Matemática é dividido por anos (série): 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Ao clicar, por exemplo, no 8º ano, o internauta – usando um PC, notebook, tablet ou smartphone – vê todos os assuntos cobertos naquele ano. Os assuntos, por sua vez, estão divididos em “módulos”, e cada módulo tem um “pré-requisito” (o que se deve saber para compreender o que será apresentado) e uma breve descrição (por exemplo: o que é o Teorema de Pitágoras).

Clicando nos módulos, os usuários encontram “Vídeo-aulas”, “Exercícios” (interativos) e “Material” (apostilas em PDF com problemas e as respectivas soluções). Há três tipos de vídeo-aulas: de uma a três sobre a importância de se estudar aquele assunto (por exemplo, por que devemos estudar o Teorema de Pitágora?); quatro ou cinco com ensinamentos e explicações; e, por fim, uma sequência com resolução de problemas – o professor apresenta alguns problemas na lousa e mostra como resolvê-los. As vídeo-aulas são associadas aos exercícios interativos que os usuários podem baixar e que são divididos em três níveis: fácil, intermediário e difícil. “No Portal, o aluno – ou professor - vai ter uma infinidade de possibilidades de exercitar seus conhecimentos acerca de cada assunto”, diz Claudio Landim.

Os conteúdos para o Portal da Matemática começaram a ser produzidos e gravados desde maio de 2013, e o trabalho terá continuidade ao longo de 2014 e 2015. Para gravar os vídeos, o IMPA convidou oito professores com grande experiência no Ensino Fundamental e Médio. A seleção dos professores levou em conta não só a qualificação dos profissionais, mas também a didática e a desenvoltura deles diante de uma câmera. Também estão envolvidos no projeto alunos do curso de Doutorado do IMPA. “Eles assistem às aulas, sugerem modificações, conversam com os professores sobre a melhor forma de abordar os temas e, quando é o caso, também ajudam a corrigir as legendas dos videos”, explica o diretor adjunto do IMPA.

Uma das grandes vantagens do Portal da Matemática, ainda de acordo com o professor Claudio Landim, é que todos os conteúdos disponibilizados poderão ser baixados. “Se o aluno não tem internet em casa, ele pode, por exemplo, ir para algum lugar que tenha, baixar tudo que quiser para o seu computador, tablet ou mídia como DVD e pendrive, e levar o material para ver em casa”, completa.

Fonte: Ministério da Educação

Topa realiza encontro de planejamento das unidades formadoras para a 7ª etapa do programa

Nesta quinta-feira (6/3), alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores/intérpretes de libras se reuniram com a equipe do programa Todos pela Alfabetização (Topa) no Encontro de Planejamento das unidades formadoras da 7ª etapa do programa do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Participaram, também, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, representantes das instituições selecionadas, por meio de edital público, para atuarem como unidades formadoras nessa etapa: quatro universidades estaduais (Uneb, Uesb, Uesc e Uefs) e os institutos Imborés e Educacional do Recôncavo Baiano.

“Esse encontro teve uma enorme importância porque discutimos o planejamento da formação dos alfabetizadores e coordenadores de turma, bem como tradutores/intérpretes de Libras, da 7ª etapa do Topa, visando qualificar a ação pedagógica do programa, a partir da realidade encontrada no resultado do trabalho de avaliação realizado pelo Instituto Paulo Freire”, destaca a coordenadora geral do Topa, Elenir Alves.

O Instituto Paulo Freire (IPF), explica Elenir Alves, é responsável pela aplicação dos Testes Cognitivos de Entrada dos Alfabetizandos do Topa, que têm como objetivo identificar as competências e conhecimentos dos alfabetizandos nos campos da língua portuguesa e matemática.

Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária, ciganos e pessoas com deficiência.