segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon promove Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente




O Colégio Polivalente de Miguel Calmon, Bahia, se encontra na região semiárida nordestina, com uma média pluviométrica de 700mm. O Colégio é murado e possui áreas de terras a serem utilizadas. Parte dessas áreas vem sendo utilizadas pelos vizinhos do colégio como depósito de lixo de forma irregular, pois os mesmos jogam o lixo por cima do muro.

O Colégio possui ainda uma imensa área de telhados que podem ser utilizados para captação de água da chuva. Compra temperos verdes para uso na alimentação escolar e esta gera resíduos orgânicos; Há ainda o uso de ervas vindas de fora do colégio para fazer chá para os funcionários e professores.
A proposta é mitigar os problemas e utilizar os recursos disponíveis para tornar a escola mais sustentável, transformando os problemas em oportunidades, através da Coleta de todo o lixo jogado na área para destinação correta com separação para reciclagem, deixando a “terra limpa, Conscientização da vizinhança através do “Com Vida”, utilização dos restos de matéria orgânica da merenda escolar, aproveitamento da água da chuva para irrigação de horta orgânica.


O projeto visa mitigar problemas na área do colégio, aproveitando os recursos e materiais disponíveis de forma a manter o ambiente limpo, sendo utilizado de forma sustentável, produzindo assim alimentos e saúde. Tem ainda como principal objetivo a sensibilização dos jovens e vizinhos, demonstrando a importância do uso correto do ambiente ao seu entorno, bem como o respeito para com o mesmo.

Após a análise dos impactos no meio-ambiente, foram propostas ações de gerenciamento dos resíduos sólidos do colégio através de conscientização dos alunos, funcionários e vizinhos, bem como a compra de vasilhames adequados para a coleta seletiva do lixo.
Construção de uma composteira para o aproveitamento dos restos de matéria orgânica como da merenda escolar e ser usado em horta orgânica;
Construção de cisternas de captação de água da chuva em partes do telhado do colégio com sistema de calhas, para uso dessa água na irrigação de uma horta a ser implantada para uso de tempero verde, orgânico, na merenda escolar, bem como o plantio de plantas medicinais.
Implantação de horta orgânica com compra de ferramentas, adubo orgânico e um pequeno sistema de irrigação.


O projeto pretende ter a duração de implantação de três meses, sendo que no primeiro mês deverá ser feito o trabalho de mobilização, conscientização e capacitação dos envolvidos como alunos, professores, funcionários e vizinhos do colégio.
No segundo mês deverá ser feito a coleta dos resíduos sólidos com destinação adequada e ainda a construção da cisterna de captação de água da chuva com sistemas de calhas.
No terceiro mês deverá ser implantado a horta orgânica e o sistema de irrigação. A horta orgânica poderá ser mantida por alunos dos projetos Mais Educação, por funcionários ou ainda servir como base para outros projetos.






TAL - Tempos de Arte Literária e PROVE - Produção de Vídeos Estudantis acontecem no próximo dia 08


A 5ª Edição do Tempos de Arte Literária - TAL e a 2ª Edição da Produção de Vídeos Estudantis - PROVE, são projetos estruturantes que fazem parte dos programas da Secretaria de Educação do Estado. Na Regional de Jacobina, os eventos estudantis acontecem no próximo dia 08 de outubro, às 13h30, no Auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda, COMUJA.

O que é o TAL?

O Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), de natureza educativa, artístico-literária e cultural, conta com a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico). Dentre os objetivos, destacam-se os seguintes: estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social; compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento, do saber e de prazer estético; promover um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares; estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e estilos das distintas escolas literárias; construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares com vistas à consolidação do letramento; influir sobre o mercado da arte literária, estimulando os novos cultores e produtores.

O que é o PROVE?

O projeto Produções Visuais Estudantis (Prove), de natureza educativa, artística e cultural por meio da utilização dos recursos tecnológicos (filmagem com aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras). Com esse projeto, pretende-se desenvolver o potencial educativo e artístico, por meio da experiência fílmica, a criação de roteiros e de vídeos para a produção, diversificação e socialização de saberes.

Concebido a partir de uma perspectiva abrangente, o Prove envolve toda a rede estadual de educação da Bahia: os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA, Educação Profissional e Ensino Normal).

DIREC 16 promove reunião técnico-pedagógica do NUPAIP

 Naiane Araújo e Érica Oliveira, técnicas do NUPAIP Central, professora Audacy Requião, Diretora da DIREC 16, e o professor Dayvid Sena, coordenador da CODEB

Na última quinta-feira (26) ocorreu nas dependências da DIREC 16, em Jacobina, a reunião com as técnicas do NUPAIP Central de Salvador, Naiane Araújo e Érica Oliveira, além da Diretora da DIREC 16, professora Audacy Requião, e o coordenador da CODEB, professor Dayvid Sena. Na oportunidade, foram apresentados os resultados parciais do Plano de Gestão da DIREC 16 com dados referentes a adesão e participação das escolas nos projetos estruturantes; pontuação no Avalie 2012; pontuação do IDEB com relação a própria meta da DIREC 16 e os dados comparados com a Bahia e o Brasil; dados do Conselho de Classe e das Unidades Escolares que realizaram as Atividades Complementares.
 Técnicos da DIREC 16 participam do evento

Ainda foi apresentado pelo coordenador da CODEB, professor Dayvid Sena, os avanços no plano de metas, a exemplo do acompanhamento com orientação na formatação final do Plano de Intervenção, a execucação do Dia 'D' da Família, já em alguns colégios da Regional, plantões noturnos na DIREC 16 e o fomento do uso de tecnologias - NTE.

 Técnicos da DIREC 16 participam do evento

Durante todo o dia foram realizadas atividades concernentes ao NUPAIP como a realização de reunião interna entre a Diretora, CODEB e COARE para alinhamento das ações e avaliação destas. Por fim fora elaborado o plano de ação do NUPAIP Regional para alcance das metas no II semestre.

Conhecendo o NUPAIP

O Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia (Paip) é uma proposta estruturante da Secretaria de Educação do Estado, concebido como uma ação integrada, sistêmica e inovadora, com objetivo de, a partir da colaboração de todos os envolvidos com a educação pública deste estado, atingir a qualidade do ensino e da aprendizagem em todos os níveis e modalidades. O Paip é um projeto de gestão com foco no monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção no trabalho pedagógico das escolas da rede pública estadual de ensino da Bahia. O NUPAIP é o Núcleo do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia.