quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Conheça os finalistas do TAL - Tempos de Arte Literária

A DIREC 16 promove por meio da Coordenação de Projetos Estruturantes o TAL - Tempos de Arte Literária - no próximo dia 08 de outubro, no Auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (COMUJA) às 13h30.

O que é o TAL?

O Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), de natureza educativa, artístico-literária e cultural, conta com a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico). Dentre os objetivos, destacam-se os seguintes: estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social; compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento, do saber e de prazer estético; promover um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares; estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e estilos das distintas escolas literárias; construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares com vistas à consolidação do letramento; influir sobre o mercado da arte literária, estimulando os novos cultores e produtores.

Conheça as 15 finalistas do TAL pela DIREC 16


Título do Texto
Unidade Escolar
Cidade

1.  
Brasil Prostituto

Col. Est. Edna Moreira Pinto Daltro

Capim Grosso
2.  
Voz do Povo

CETEP
3.  
Jogo do Amor das figuras geométricas
CEEP ProFª Felicidade de Jesus Magalhães



Jacobina

4.  
Trabalho Infantil

Esc. Est. Padre Alfredo Haasler
5.  
Nossa antiga Bahia

Centro Ed. Deocleciano Barbosa de Castro
6.  
Sociedade

Col. Est. Nossa Senhora da Conceição
Miguel Calmon
7.  
Relógio Humano

Centro Ed. Sóror Joana Angélica
Mirangaba
8.  
Conspiração de um Estudante
Col. Est. Dr. Edgar Dourado Lima


Morro do Chapéu

9.  
Minha Vida

Col. Est. Teotônio Marques Dourado Filho
10.
O Grito da África

Col. Est. de Ourolândia
Ourolândia
11.
Minha Escola

Col. Est. Berilo Vilas Boas
São José do Jacuípe
12.
Bilhete à Nação

Col. Est. Ernesto Carneiro Ribeiro
Saúde
13.
O Futuro do Brasil

Col. Est. de Serrolândia
Serrolândia
14.
A Fada dos Sonhos, meu mundo!

Col. Est. Profª. Maria Madalena da Silva
Umburanas
15.
Ê, Mulata

Col. Est. Felipe Cassiano
Várzea do Poço


Coordenadores dos Projetos Estruturantes: FACE, TAL, EPA, AVE e  PROVE
José Paulo Cordeiro Lisboa
Vasti Sampaio de Miranda

CEEP promove II Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

O CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães, localizado, na AV. Centenário, S/N, Bairro de Nazaré, Jacobina- Bahia realizou a sua IIª Conferência Infanto-Juvenil pelo o Meio Ambiente. O evento foi realizado no dia 29 de agosto de 2013, nessa Unidade de Ensino e teve como tema principal: “Vamos Cuidar do CEEP com Atitudes Socioambientais”.

A Conferência contou com as presenças da Comunidade Escolar, autoridades e representantes de Instituições da Comunidade Local, bem como, representantes de ONGs ambientalistas e associações, assim como, Thomas Bauer, Guilherme Dantas Mesquita, administrador e Especialista em Gestão Ambiental, Almacks Luiz Silva Bacharel em Gestão Ambiental, ainda, representante da Cooperativa Recicla Jacobina, além do Vereador do Partido Verde, Professor Paulo Adriano Jatobá, dos representantes da Secretaria Municipal de Educação de Jacobina, Representante da DIREC 16, a Vice Diretora do Colégio Estadual Padre Alfredo Haasler , alunos do 8° Semestre do Curso de Geografia da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) - Campus IV, representante da Associação de Bairro da Jacobina II e outros. 
A Gestora Geral, Professora Graciete de Oliveira Silva, fez a abertura da Conferência abordando a importância da realização de eventos voltados para aproximação da comunidade com a escola na busca da preservação do meio ambiente de forma sustentável.
A professora Irene Rodrigues Oliveira falou sobre os diversos momentos da Conferência na Escola para melhor compreensão e apropriação de todos (as). Ela destacou a importância da Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola, no sentido de discutir os problemas e as possibilidades no cotidiano escolar. Nesse contexto, refletiram sobre a temática sustentabilidade na Escola, as Mudanças Ambientais Globais por meio dos quatros elementos da natureza; Terra, Fogo, Ar e Água, assim como as interações desses elementos, a ação humana, e as relações que esses subtemas estabelecem com a comunidade, a região e especialmente no cotidiano escolar. Segundo Irene, o evento buscou mobilizar estudantes, professores e demais interessados para dialogarem sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate a conscientização de preservar o meio ambiente.

Nessa oportunidade, a professora, Simey Cedraz, apresentou a (COM-VIDA) Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Escola e explicou o papel dessa Comissão no sentido de fortalecer espaços de debates na escola principalmente sobre questões sociais e ambientais que envolvam a comunidade.
O encontro também contou com apresentações de teatro sobre os subtemas: Terra, Agua, Ar e fogo, dramatização sobre o lixo, bem como, desfile com roupas recicláveis, além de exibição de videoclipes sobre as questões ambientais locais e globais, a fim de contribuir para a preservação da natureza e discutir caminhos para garantir a sustentabilidade da escola.
Durante a Conferência, foi feita a apresentação e divulgação de Projetos de Ação voltados para o meio ambiente, determinando ações para promover uma Escola Sustentável, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo a ser colocado em prática após o evento.
Desse modo, as alunas Keisiane Pereira Souza e Thaís Ferreira da Paixão, apresentaram os Projetos de Ação:


1. Coleta Seletiva na Escola
2. Revitalização das áreas externas da Unidade Escola, com plantio de árvores nativas, frutíferas e ornamentais (jardins).

Diante disso, objetiva-se a transformação da escola em Espaço Educador Sustentável, os estudantes do CEEP do 8° e 9° Ano debateram e escolheram de forma participativa o Projeto Terra Sustentável que pretende “Revitalizar as áreas externas da Unidade Escolar, com plantio de árvores nativas, frutíferas e ornamentais (jardins)”.
Ao final da Conferência, os alunos elegeram de forma democrática a aluna Stephanie Silva Candido, para delegada e para suplente, a aluna, Vanessa Souza Sutério que estarão representando a Escola na etapa Estadual. As atividades ocorreram de forma participativa, onde o diálogo e o aprendizado foram à tônica para a sensibilização educativa da preservação ambiental e sustentabilidade.

A Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente é uma ação do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora, sendo esta a sua quarta edição. A equipe organizadora do evento coordenou todas as atividades que fortaleceram os aprendizados para os cuidados com o meio ambiente escolar, além de estudos e pesquisas concernentes aos quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo.

A Professora Audiléia Elvira, S. Sales, agradeceu o empenho dos gestores, coordenador pedagógico, professores, alunos e comunidade. Frisou Audiléia, “essa Conferência foi mais um passo que abraçamos para fazer a nossa parte no que se refere à preservação ambiental e à sustentabilidade”. Finalizou a fala convidando todos os conferencistas para assinarem a Ata da Conferência.