quinta-feira, 29 de maio de 2014

Jogos Estudantis da Rede Pública começam a movimentar as escolas

Professora Jeane Lima, coordenadora do JERP pela DIREC 16

Os Jogos Estudantis da Rede Pública - JERP - começam a movimentar as unidades escolares da Bahia, e em particular na área de abrangência da DIREC 16.

Até o final do mês de maio ocorre a etapa dentro de cada escola integrante da rede pública, e entre junho e agosto estará acontecendo a etapa que envolve municípios e pólos, uma espécie de zonal com os municípios que possuem proximidade territorial entre si.

"Entre setembro e novembro acontece a Etapa Regional, a ser realizada em Jacobina, e que contempla os vencedores nas diversas modalidades disputadas entre as 26 unidades escolares que compõem a nossa regional, DIREC 16", enfatiza a professora Jeane Lima da Silva, coordenadora do JERP, em Jacobina.

A expectativa é que mais de 1.000 alunos estejam participando dos jogos estudantis, na regional, no ano de 2014.

Projetos de estudantes da rede estadual são apresentados em Fortaleza

Dois projetos idealizados por estudantes de centros estaduais de Educação Profissional serão apresentados na “Expo Milset Brasil 2014”, evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico – MILSET, que acontece até sexta-feira (30/5), em Fortaleza. Os projetos são: Farinha da Casca de Abóbora, do Centro Territorial de Educação Profissional do São Francisco II Antônio Conselheiro (Ceep), em Uauá, e Ciganos: sujeitos de direitos, do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina. Ambos foram premiados na III Feira de Ciências da Bahia, realizada em novembro, em Salvador, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O projeto Farinha da Casca de Abóbora tem o objetivo de apresentar o potencial nutritivo da casca da abóbora, além de incentivar o reaproveitamento de alimentos que, geralmente, são descartados. “A casca da abóbora, que normalmente jogamos fora, pode ser reaproveitada, resultando nesta farinha, rica em nutrientes e fibras. Com ela, podemos fabricar biscoitos, pães e mingaus”, explicou a estudante Maria José Cruz da Silva, 32 anos, estudante do curso técnico em Nutrição e Dietética. A aluna está ansiosa pelo evento, e comenta que a experiência veio a acrescentar em sua formação. “É um experimento que traz benefícios para a saúde das pessoas. Além disso, estamos levando o nome do nosso Centro e da Bahia para o País”, comemora.
Já o projeto Ciganos: sujeitos de direitos, que foi finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2013 (Febrace), busca resgatar e apresentar à sociedade a cultura da comunidade cigana, na tentativa de minimizar o preconceito que existe em torno deles, possibilitando a construção de um novo olhar, desprovido de estereótipos, com mais respeito e valorização.

Para retratar a realidade deste povo, os estudantes pesquisaram sobre a comunidade cigana da etnia Calon, da família Dourado da Mota, sediada em Jacobina. O estudante Jean Rodrigues, do curso técnico em Comércio, 17 anos, do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, comenta que, com a pesquisa, sua visão sobre o conceito de cultura foi ampliado. “Mudei meu conceito sobre o que é cultura e, em especial, sobre o modo de vida deste povo. O que queremos é justamente isso: fazer com que a comunidade aceite os ciganos como sujeitos de direitos”, comentou.  

O evento - A Expo MILSET Brasil é um evento nacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico - MILSET, do Comitê da MILSET AMLAT e da Comitiva Nacional da MILSET Brasil (Fundação Milset Brasil). Tem como objetivo promover o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade. Na Exposição de Ciência e Tecnologia da MILSET Brasil estão reunidos projetos de alunos do ensino fundamental, médio e superior, com representantes de todos os Estados do nosso país, além de projetos internacionais de diversos países convidados credenciados pela MILSET Internacional.

Secretaria da Educação do Estado promove curso de formação continuada em educação integral

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta terça-feira (27/5), o curso de formação continuada em educação integral voltado para professores-articuladores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam nas 59 escolas integrantes do Programa de Educação Integral (ProEI) na capital (28) e no interior (31). Realizado como extensão, com duração de 200 horas, o curso, que acontece no Hotel Vilamar, em Salvador, até quarta-feira (28/5), se desdobra em encontros gerais, em Salvador, encontros territoriais e encontros escolares.

De acordo com o coordenador de Educação Integral da Secretaria da Educação, Analdino Filho, a atividade acontece no intuito de qualificar as escolas participantes do ProEI, para que sempre estimulem a prática pedagógica que considere cada estudante em todas as suas dimensões. “Estamos construindo uma rede de informação, e, nesse diálogo, buscamos, além da formação, subsidiar as escolas para solucionar as questões que perpassam a implantação do Programa. O retorno está sendo muito positivo, e essa participação dos professores articuladores, gestores e coordenadores é fundamental”, revelou.

A professora-articuladora da Escola Estadual Frei José da Encarnação, em Jacobina, Celidalva Olímpio de Oliveira, fala sobre a importância desse momento de formação. “Nós, como educadores, precisamos estar sempre antenados para essa formação. Precisamos ampliar o nosso conhecimento para que os nossos alunos, que dependem de nós, como formadores, tenham uma educação de qualidade”, declarou a professora.

Educação Integral – O ProEI é uma das estratégias da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no âmbito dos 10 Compromissos para fortalecer a escola pública, do Programa Todos pela Escola, visando consolidar a política da Educação Integral para o ensino fundamental II e para o ensino médio da rede estadual, a partir da ampliação dos espaços e tempos de formação dos estudantes na escola.

A proposta busca efetivar a integralização dos diversos programas indutores da Educação Integral no intuito de promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual.