quarta-feira, 16 de julho de 2014

Formação do SIMPAIP reúne técnicos de três DIREC's em Jacobina


Ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de julho, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro e Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, em Jacobina, Formação do SIMPAIP (Sistema Informatizado de Monitoramento do PAIP).

O encontro contou com a participação de técnicos e coordenadores da Educação Básica da DIREC 16, Jacobina, DIREC 17, Piritiba, DIREC 21, Irecê.

A formação foi ministrada pela professora Ana Lúcia Gomes da Silva, Diretora Estadual da Educação Básica, e contou ainda com a colaboração dos técnicos NTE 14, em Jacobina.



O que é o PAIP?
O Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia (Paip) é um projeto de gestão pedagógica permanente da Secretaria de Educação do Estado, concebido como uma ação integrada, sistêmica e inovadora, com objetivo de, a partir da colaboração de todos os envolvidos com a educação pública deste estado, atingir a qualidade do ensino e da aprendizagem em todos os níveis e modalidades. O Paip é um projeto de gestão com foco no monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção no trabalho pedagógico das escolas da rede pública estadual de ensino da Bahia.

Para o aprimoramento e agilização das informações, foi realizado o redesenho dos processos e reformulados os instrumentos de gestão do referido projeto que passam a integrar o Sistema Informatizado de Monitoramento do PAIP – SIMPAIP, visando possibilitar a gestão integrada de seus processos de forma ágil, transparente e segura, fortalecendo a capacidade de execução das atividades educacionais do Estado da Bahia.

Este Projeto contempla também o desenvolvimento de um sistema informatizado a ser utilizado pelos técnicos dos Núcleos do PAIP, que possibilitará a obtenção de informações atualizada “on line”, e relatórios gerenciais consistentes.










Conteúdos digitais auxiliam estudantes da rede estadual na preparação para o Enem

Para auxiliar os estudantes da rede estadual na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias oito e nove de novembro, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, no Ambiente Educacional Web (ambiente. educacao.ba.gov.br), uma série de conteúdos digitais educacionais. São 3.086 mídias, entre vídeos, imagens, áudios, textos, planilhas e sequências didáticas para utilização gratuita de alunos e professores.

Todo o material didático é elaborado de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e possui licença livre. “Nós elaboramos o conteúdo com base na matriz curricular, e, a cada tema proposto, realizamos pesquisas em outros repositórios ou construímos o material por conta própria, de modo que atenda às necessidades da temática trabalhada”, explica o professor de química Ródnei Souza, um dos responsáveis pela elaboração dos conteúdos disponibilizados no Portal. “Além dos conteúdos, os estudantes que estão se preparando para o Enem encontram, ainda, provas anteriores do exame”, acrescenta o docente.

Trata-se de um ambiente pedagógico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. O espaço reúne, ainda, ambientes de apoio com jogos, plataformas e softwares educacionais, o blog do Professor Web, com dicas e conteúdos, além dos programas educacionais desenvolvidos pela TV Anísio Teixeira e acesso à rede social Espaço Aberto, um ambiente de comunicação, interação e colaboração entre professores da rede estadual de ensino da Bahia. A rede Espaço Aberto já conta com mais de mil professores cadastrados.

O conteúdo disponível pode ser acessado facilmente por qualquer usuário. Já no momento da busca, o internauta escolhe as especificidades do conteúdo que pretende encontrar. No caso dos estudantes que estão se preparando para o Enem, por exemplo, basta inserir a palavra “Enem” no campo de busca para acessar diversos materiais. “Essa busca pode ser ainda mais específica, pois o usuário decide se deseja buscar um vídeo, animação ou documento”, revela Ródnei.

Regionalização – De acordo com o professor de matemática Samuel Oliveira, um dos diferenciais do material produzido e catalogado pela equipe da Rede Anísio Teixeira é a regionalização do conteúdo. “Todos os objetos são filtrados para atender as especificidades dos professores da nossa região. Além disso, eles são acompanhados de um guia pedagógico que auxilia na utilização do conteúdo. Essas características diferenciam o nosso repositório dos outros e fazem o nosso ambiente ser reconhecido nacionalmente”, conta o professor, explicando que a maior parte dos conteúdos podem ser baixados para utilização também off-line.