quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DIREC 16 faz entrega de tablets a professores da região

Em comemoração ao Dia do Professor (15/10), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove a Ação de Valorização do Professor – todo professor merece reconhecimento. A iniciativa contempla a entrega de 30 mil tablets educacionais para todos os docentes do ensino médio (efetivos e Reda) programados em sala de aula, além de projetores multimídia, lousa digital e tablets para todas as unidades escolares da rede estadual. O investimento, em parceria com o Governo Federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões.

Professora Audacy Requião faz a entrega do tablet ao professor Rui Robson

A solenidade de entrega simbólica dos tablets aconteceu na última terça-feira (8/10), no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro - Jacobina, e contou com a presença da Diretora Regional de Educação a Professora Audacy Batista Requião, além de professores da Rede Estadual. O evento ocorreu simultaneamente, pelo sistema de videoconferência, e contou ainda com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, em Salvador, que fez também o lançamento do Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar.

“A nossa intenção foi pensar em ferramentas e ações que valorizem e contribuam para o trabalho dos professores. Os tablets educacionais têm o objetivo de contribuir para a prática docente, integrada à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Já o Prêmio tem o foco na valorização do profissional e melhoria dos indicadores de aprendizagem, enquanto que o Selo enfoca tanto ações pedagógicas como administrativas”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Os tablets foram enviados diretamente para as unidades escolares. Os equipamentos fazem parte do patrimônio da escola, são tombados e os docentes farão uso para fins educacionais, mediante assinatura de termo de compromisso. O tablet do professor tem a dimensão de sete polegadas, e os das unidades escolares de 10 polegadas.




Valorização –  Já o Prêmio Professor vai promover a socialização das experiências pedagógicas e evidenciar o docente como profissional competente, responsável e integrador de um ambiente educacional que possa propiciar a aprendizagem. Poderão participar os professores efetivos e Reda, que atuam nas escolas públicas estaduais. As experiências devem ter resultados comprovados durante o ano letivo de 2011 ou 2012.

O Selo Gestão Escolar contemplará os dirigentes escolares que se destacam, tanto em questões pedagógicas e administrativas, como na manutenção e conservação do prédio escolar, além de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e da elevação dos indicadores educacionais.

As inscrições para o Prêmio e para o Selo acontecem no período de 8 de outubro a 8 de novembro no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), onde também estão disponíveis os regulamentos.

Conquistas – A Bahia conta com uma política de valorização para os docentes. O Estado cumpre o Piso Salarial Nacional do Magistério, desde 2009, ano em que este parâmetro passou a vigorar. Este ano, o governo fez a adequação da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério, referente à hora-atividade, que era de 30%, e passou para 1/3 (33%) da jornada de trabalho do professor em sala de aula.

Também garantiu a manutenção de gratificações, percebidas quando no exercício das suas atividades em sala de aula, para o professor readaptado de suas funções. Outra medida foi a alteração do regime de trabalho de 20 horas para 40 horas para 2.600 professores da rede estadual em todo o Estado.

Além disso, a Bahia é pioneira na implementação do Programa de Formação Inicial por incluir, nos seus 417 municípios, a oferta de graduação em licenciatura, nas modalidades presencial e a distância, para os professores que não possuem ou que atuam em área distinta de sua formação original.                                                   

AVE e EPA acontecem nesta sexta (11)

A culminância dos projetos intersetoriais da DIREC 16, AVE - Artes Visuais Estudantis - e EPA - Educação Patrimonial e Artística - ocorrem simultaneamente nesta sexta, 11, às 13h30, no Auditório da UNEB - Campus IV, de Jacobina.

O que é o AVE - Artes Visuais Estudantis?

Criado em 2008, o AVE trata-se de um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, pois envolve os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico) da rede estadual de educação da Bahia; assim como os professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e técnicos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em um clima de alegria, participação e integração.



Dentre os objetivos, o AVE propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida; promover exposições dessas obras de arte estudantis nos contextos escolares; estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças; além de interagir com outras culturas.

O que é o EPA - Educação Patrimonial e Artística?

O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) promove o desenvolvimento de ações essenciais para o exercício do direito à cultura, para a defesa dos valores históricos e artísticos, com vistas à formação de uma nova mentalidade cultural e ao estímulo das práticas culturais de identificação, reconhecimento e preservação do patrimônio cultural baiano; contribui para avivar o debate sobre as questões patrimoniais e incrementar as práticas culturais no campo da história, da arte, da juventude e do patrimônio, com vistas à preservação da memória cultural e à democratização dos saberes e dos espaços históricos, assim como à apropriação da história e da cultura. 




Com o EPA pretende-se: entender que a educação não pode estar dissociada da história, da memória, da cultura e do seu patrimônio, que está intrinsecamente associado à experiência da vida cultural e educativa; entender a dimensão patrimonial como prática cultural que consiste em uma prática artística e educativa; identificar o patrimônio como uma das possibilidades de interpretação de nossa história cultural; compreender a importância das diferentes linguagens artísticas para o entendimento das experiências cotidianas e, portanto, das práticas culturais e patrimoniais; aprimorar a estética do olhar (artes visuais, fotografia e arte em movimento), para o exercício das formas de percepção da vida cultural que nos rodeia e dos distintos tipos de patrimônios culturais; entender as distintas linguagens artísticas (visual, fílmica, literária, musical, entre outras) como parte do nosso patrimônio; vivenciar a experiência do belo e do lúdico na sociedade e nas escolas estaduais; reinterpretar a história, a cultura, a arte e o patrimônio da Bahia; garantir a apropriação da história e do patrimônio cultural.
Criado em 2008, o AVE trata-se de um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, pois envolve os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico) da rede estadual de educação da Bahia; assim como os professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e técnicos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em um clima de alegria, participação e integração.


Dentre os objetivos, o AVE propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida; promover exposições dessas obras de arte estudantis nos contextos escolares; estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças; além de interagir com outras culturas.
Para a sua execução são desenvolvidos os seguintes passos: 1) sensibilização dos professores, diretores e estudantes das escolas; 2) criação de obras de arte privilegiando as diversas expressões das artes visuais e as distintas manifestações socioespaciais e culturais; 3) exposições escolares, regionais e a estadual; 5) confecção do Catálogo Estudantil.