Em comemoração ao Dia do Professor (15/10), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove a Ação de Valorização do Professor – todo professor merece reconhecimento. A iniciativa contempla a entrega de 30 mil tablets educacionais para todos os docentes do ensino médio (efetivos e Reda) programados em sala de aula, além de projetores multimídia, lousa digital e tablets para todas as unidades escolares da rede estadual. O investimento, em parceria com o Governo Federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões.
Professora Audacy Requião faz a entrega do tablet ao professor Rui Robson
A solenidade de entrega simbólica dos tablets aconteceu na última terça-feira (8/10), no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro - Jacobina, e contou com a presença da Diretora Regional de Educação a Professora Audacy Batista Requião, além de professores da Rede Estadual. O evento ocorreu simultaneamente, pelo sistema de videoconferência, e contou ainda com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, em Salvador, que fez também o lançamento do Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar.
“A nossa intenção foi pensar em ferramentas e ações que valorizem e contribuam para o trabalho dos professores. Os tablets educacionais têm o objetivo de contribuir para a prática docente, integrada à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Já o Prêmio tem o foco na valorização do profissional e melhoria dos indicadores de aprendizagem, enquanto que o Selo enfoca tanto ações pedagógicas como administrativas”, disse o secretário Osvaldo Barreto.
Os tablets foram enviados diretamente para as unidades escolares. Os equipamentos fazem parte do patrimônio da escola, são tombados e os docentes farão uso para fins educacionais, mediante assinatura de termo de compromisso. O tablet do professor tem a dimensão de sete polegadas, e os das unidades escolares de 10 polegadas.
Valorização – Já o Prêmio Professor vai promover a socialização das experiências pedagógicas e evidenciar o docente como profissional competente, responsável e integrador de um ambiente educacional que possa propiciar a aprendizagem. Poderão participar os professores efetivos e Reda, que atuam nas escolas públicas estaduais. As experiências devem ter resultados comprovados durante o ano letivo de 2011 ou 2012.
O Selo Gestão Escolar contemplará os dirigentes escolares que se destacam, tanto em questões pedagógicas e administrativas, como na manutenção e conservação do prédio escolar, além de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e da elevação dos indicadores educacionais.
As inscrições para o Prêmio e para o Selo acontecem no período de 8 de outubro a 8 de novembro no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), onde também estão disponíveis os regulamentos.
Conquistas – A Bahia conta com uma política de valorização para os docentes. O Estado cumpre o Piso Salarial Nacional do Magistério, desde 2009, ano em que este parâmetro passou a vigorar. Este ano, o governo fez a adequação da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério, referente à hora-atividade, que era de 30%, e passou para 1/3 (33%) da jornada de trabalho do professor em sala de aula.
Também garantiu a manutenção de gratificações, percebidas quando no exercício das suas atividades em sala de aula, para o professor readaptado de suas funções. Outra medida foi a alteração do regime de trabalho de 20 horas para 40 horas para 2.600 professores da rede estadual em todo o Estado.
Além disso, a Bahia é pioneira na implementação do Programa de Formação Inicial por incluir, nos seus 417 municípios, a oferta de graduação em licenciatura, nas modalidades presencial e a distância, para os professores que não possuem ou que atuam em área distinta de sua formação original.