quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sóror Joana Angélica, de Mirangaba, é a grande campeã do Oscar do JERP 2013 pela DIREC 16

fotos: Carlos Oliveira

Após a participação de mais de 700 alunos de 27 unidades escolares que compõem a DIREC 16 nos Jogos Estudantis da Rede Pública - JERP, ocorreu na última quarta-feira, 20, no auditório do COMUJA, em Jacobina, a I Edição do Oscar do JERP. Trata-se de um feito inédito, de autoria da SEC/BA, coordenação de Educação Física e DIREC 16, sob a organização do Professor Sivanilton Ribeiro.
Professores e diretores escolares são homenageados

A solenidade contou com a presença da Diretora da DIREC 16, professora Audacy Requião, do coordenador da CODEB, professor Dayvid Sena, além do sub-comandante da Polícia Militar, Capitão Samuel, e representante da Guarda Municipal do município de Jacobina, o GM João Bispo.
Professora Vasti Sampaio, Capitão Samuel, GM João Bispo, Diretora da DIREC 16, professora Audacy Requião

Durante o evento houve apresentações de dança dos alunos e contou ainda com a participação da ganhadora do FACE Estadual 2012, a aluna Caroline Marques, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Miguel Calmon.

A premiação dos alunos se deu através da condecoração Comenda 'Bom de Bola, Bom de Escola', que primou em valorizar o crescimento dos estudantes, seja no aspecto acadêmico, seja como cidadão, homenageando àqueles que possuem um bom desempenho tanto nos conteúdos aplicados, como na qualidade de atleta.
Professor Sivanilton Ribeiro, coordeandor do JERP, e Geyder Gomes, apresentador

Por fim foram premiadas as unidades escolares campeãs e vice-campeãs nas diversas modalidades disputadas: vôlei, futsal, futebol de campo, boleado, basquete e xadrez.

Público lotou o auditório do COMUJA

No ápice do Oscar do JERP 2013 foi escolhido o campeão geral através da análise dos professores de educação física da DIREC 16 tomando como base tanto o desempenho nos jogos, como a disciplina, sagrando-se como grande campeã o Centro Educacional Sóror Joana Angélica, de Mirangaba, que levou o troféu de campeão geral do Oscar do JERP pela DIREC 16.





 




Senhor do Bonfim sedia quinta edição do Seminário Interterritorial da Educação Profissional; DIREC 16 participa do evento

O Seminário Interterritorial da Educação Profissional chega a sua quinta edição. Desta vez, o evento foi realizado no município de Senhor do Bonfim, nesta sexta-feira (22/11), das 9h às 18h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O objetivo da atividade foi apresentar os avanços quantitativos e qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional como política pública prioritária de Estado. 

O seminário contou com os Territórios de Identidade do Piemonte da Diamantina, Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru, que, entre 2007 e 2013, tiveram um crescimento de 556% no número de matrículas. Hoje, os territórios contam com 5.695 matriculados, em 28 cursos técnicos de nível médio e em quatro cursos de qualificação profissional, em 12 municípios.

Estiveram presentes pelo Piemonte da Diamantina, a professora Audacy Requião, diretora da DIREC 16, professores e alunos do CETEP, Capim Grosso, e professores e alunos do CEEP Profa. Felicidade de Jesus Magalhães, representantes do Ernesto Carneiro Ribeiro, de Saúde, além de Caém, Caldeirão, Mirangaba e outros.



Novos cursos – O Seminário também surgiu como uma oportunidade para os diferentes atores sociais discutirem as demandas futuras de cursos e como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.

Participação social – Assim como nas quatro primeiras edições, realizadas nos municípios de Itapetinga, Ibotirama, Irecê e Ribeira do Pombal, foram convidados representantes da sociedade civil, a exemplo da coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais, representantes dos poderes públicos (governos federal, estadual e municipal, do legislativo e do judiciário), entre outros.