quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Professora Audacy Requião é entrevistada pela Jacobina FM


A professora Audacy Requião, Diretora da DIREC 16, em Jacobina, foi entrevistada na tarde desta terça-feira, 29, durante o programa jornalístico Blitz Total 2ª Edição, pela Jacobina FM, apresentado pelos âncoras, Geyder Gomes e Gidalto Oliveira.

A diretora falou sobre a culminância dos projetos estruturantes no âmbito da DIREC 16 e pela satisfação em saber do empenho das escolas e dos alunos destacando a Regional para final em quatro, de cinco projetos. Neste ano de 2013, as 27 unidades escolares que compõem a DIREC 16 aderiram aos programas.

Na oportunidade, a professora Audacy agradeceu aos gestores das unidades escolares, aos alunos, aos coordenadores do programa, Vasti Miranda e Paulo Lisboa, a CODEB, Coordenação de Educação Básica da DIREC 16, e a todos os técnicos da DIREC 16 pelo compromisso e a realização exitosa dos eventos. Ainda em entrevista a professora enfatizou o programa de entrega de tablets pelo Governo do Estado, uma ação que visa oportunizar aos professores a utilização dessa ferramenta em prol do avanço do processo ensino-aprendizagem. Foi anunciado, ainda, um curso para utilização dos tablets que acontecerá dias 13 e 14 de novembro, organizado pela SUDEB - Superintendência de Educação Básica da Bahia. 


Ao final do programa foi feito o convite pelos apresentadores para um retorno, em breve, da professora Audacy Requião, para tratar sobre GESTAR, AVALIE, e outros temas.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia Nacional do Livro

No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro.

Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.

As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.

A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.

Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.

Os livros são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim de deixá-las registradas ou para que outras pessoas possam tomar conhecimento das mesmas. Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.

Para se publicar um livro, o autor deve procurar uma editora a fim de apresentar seu material, que deverá estar devidamente registrado em cartório, para garantir os direitos autorais.

A editora se encarrega de fazer a correção do texto, de acordo com as normas cultas da língua, além de sugerir algumas melhoras ao mesmo. Após a edição do texto, a editora cuida do título da obra, que deve servir como atrativo ao público, passando então para o preparo da capa, através da ilustração, impressão da quantidade de volumes e montagem dos exemplares.

A editora também é responsável pela divulgação do material, pois é de seu interesse vender o produto.

Após a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era moderna.

O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

Por Jussara de Barros

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Conheça os vencedores da Etapa Regional do TAL, AVE, PROVE e EPA

O mês de outubro foi o mês das culminâncias dos projetos estruturantes da Secretaria de Educação do Estado, no âmbito da DIREC 16, em Jacobina.

Sob a coordenação dos professores Vasti Miranda e Paulo Lisboa, os eventos ocorreram em dias alternados no Auditório do COMUJA e no Auditório da UNEB.

No Tempos de Arte Literária (TAL) que enfoca a produção literária dos alunos, os três primeiros colocados foram:



TEXTO: Sociedade
AUTORIA: Isadora Almeida Silva
INTÉRPRETE: Isadora Almeida Silva
UNIDADE ESCOLAR:  Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição
CIDADE: Miguel Calmon



 


TEXTO: Bilhete à nação
AUTORIA: Vilebaldo Santos de Jesus
INTÉRPRETES: Douglas de Jesus, Jeferson Leonço, Lucas Alencar e Vilebaldo Santos de Jesus
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro
CIDADE: Saúde




TEXTO: A fada dos sonhos, meu mundo!
AUTORIA: Patrícia Silva Araújo
INTÉRPRETE: Patrícia Silva Araújo
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Professora Maria Madalena da Silva
CIDADE: Umburanas

Sendo que o texto 'Bilhete à Nação', de Vilebaldo Santos de Jesus, foi classificado para a etapa final, que acontece em novembro em Salvador.

Já no EPA, Educação Patrimonial e Artística, o enfoque é dado em evidências do patrimônio e da cultura da realidade dos alunos. Sagrou-se campeão nesta etapa representantes de Capim Grosso:


Álbum: Feira Livre de Capim Grosso
Equipe: Áquila dos Santos Oliveira, Gabriel Silva Oliveira e Jeferson Oliveira da Silva.
Intérprete: Áquila dos Santos Oliveira
Unidade Escolar: Colégio  Estadual  Edna Moreira Pinto Daltro
Cidade: Capim Grosso


Destaque para a classificação do álbum 'Feira Livre de Capim Grosso' para a etapa final em Salvador.

O AVE, Artes Visuais Estudantis, que destaca a produção artística em telas e pinturas, três obras estão classificadas para a etapa final:


OBRA: As duas faces
AUTOR DA OBRA: Cindy Blaus Gois Ribeiro
TÉCNICA UTILIZADA NA OBRA: Grafite e tinta
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro
CIDADE: Capim Grosso



OBRA: Restos mortais
AUTOR DA OBRA: Samuel Novais da Silva
TÉCNICA UTILIZADA NA OBRA: Caneta preta
UNIDADE ESCOLAR: Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro
CIDADE: Jacobina




OBRA: Fui o que você é hoje
AUTOR DA OBRA: Deiner Adyel Silva Barreiro
TÉCNICA UTILIZADA NA OBRA: Grafite
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual  Felipe Cassiano
CIDADE: Várzea do Poço


Por fim, houve a culminância do PROVE, Produção Visual Estudantil, em que há o destaca para a criação de vídeos, a regional se destacou com três produções:

VÍDEO: Enriqueça Meu Saber
AUTORES: Àquila dos Santos Oliveira/Acsa Bastos Ferreira/Gabriel Silva Oliveira
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro
CIDADE: Capim Grosso

VÍDEO: Vestígios de Sonhos
AUTORES: Alison Mendes Sousa/Danilo Santos de Oliveira/Milena Lima Guimarães
CIDADE: Morro do Chapéu

VÍDEO: Arte Biriana
AUTORES: Samuel Amorim Silva/Matheus de Souza Oliveira/Geovane Sousa Evangelista/Luiz Felipe Santana Oliveira Reis
UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Carneiro Ribeiro
CIDADE: SAÚDE

O vídeo 'Enriqueça meu Saber', do Colégio Edna Moreira Pinto Daltro, de Capim Grosso, está classificado para a etapa final de Salvador.

Confira mais fotos dos eventos:












Inscrições prorrogadas para o 'Prêmio Curta Histórias'

O Prêmio “Curta Histórias” é uma iniciativa do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO que, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI e em parceria com a Fundação Vale, Fundação Telefônica, Associação Casa da Árvore, SEBRAE e UNESCO.

Poderão participar exclusivamente alunos (as) da Educação Básica matriculados em instituições de ensino mantidas pela União, Distrito Federal, Poder Público estadual ou municipal, das capitais desde que as escolas tenham feito adesão até 2013, a um dos seguintes programas do Ministério da Educação:

1) Mais Educação

2) Ensino Médio Inovador

3) Alunos de Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país, de escolas localizadas fora das capitais que estejam participando de um dos programas:

a) Mais Educação – Macrocampo: Educomunicação, Comunicação e uso de Mídias, Cultura Digital e Cinema

b) Ensino Médio Inovador – Macrocampo: Comunicação e uso de Mídias e Cultura Digital

4.  PROJOVEM URBANO


É muito importante a participação de sua escola.

O e-mail para contato é etnicoracial@mec.gov.br

Esperamos sua escola!

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI

Temos o imenso prazer de chamar a todos para uma Webconferência  do “Prêmio Curta Histórias” no dia 25/10/2013 às 10 horas no link  http://portal.mec.gov.br/secadi/transmissao

4ª Etapa do 'Ciência na Escola' aconteceu no Deocleciano

A 4ª Etapa do Programa 'Ciência na Escola' ocorreu na última semana nas dependências do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, e contou com a participação do Coordenador da CODEB, professor Dayvid Sena, e de articuladores do programa, que estará acontecendo em diversas unidades escolares da DIREC 16.

O que é o Ciência na Escola?

É uma ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que objetiva promover a educação científica na rede de escolas estaduais da Bahia, no segundo segmento do ensino fundamental, na etapa que compreende a 5ª até a 8ª série (6º ao 9º ano). Inicialmente, nas aulas de Ciências e Geografia, a proposta do Programa visa “desenvolver valores estéticos e de sensibilidade” (SANTOS, 2007, p.487), capazes de formar cidadãos letrados cientificamente.

Escolas da DIREC 16 estão nas finais do TAL, PROVE, EPA e AVE

Criações artísticas que enfocam os traços culturais e regionais brasileiros, características do ambiente escolar, amor e movimentos juvenis, entre outras temáticas, deram o tom da seleção dos finalistas do Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e Tempos de Arte Literária (TAL), projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A escolha aconteceu nesta quarta (16/10) e quinta-feira (17/10), no Conselho de Cultura, no Campo Grande, por comissão julgadora formada por intelectuais e artistas. As obras finalistas vão compor a programação do 2º Encontro Estudantil, em novembro, em Salvador.



“A seleção já apontou novidades e boas surpresas. Como destaque, os vídeos que compõem a primeira edição do Prove. As obras já demonstram o interesse dos estudantes pela literatura nacional e pela paixão ao cinema. Com o TAL, percebemos a presença de dois novos gêneros literários. Em meio à prosa, poesia e cordéis, apareceram cartas e textos teatrais. Já no Face, os jurados ressaltaram o nível vocal e a qualidade das gravações”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, que ressalta, também, a “grande participação dos estudantes da rede estadual de Educação Profissional”.

Comissões julgadoras

A seletiva contou com obras de estudantes de todas as regiões do Estado. Das 165 produções artísticas finalistas regionais do Face, TAL e Prove encaminhadas pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc), os jurados selecionaram 63 finalistas para a culminância estadual, em novembro. O 2º Encontro Estudantil contará com 33 obras literárias no Sarau do TAL, 15 canções do Face e 15 vídeos do Prove, além de 99 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) e 33 do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), que não possuem pré-seleção. A produção artística dos finalistas gira em torno de 300 obras.

Culminância Estadual – A culminância estadual dos projetos estruturantes acontece dentro da programação do 2º Encontro Estudantil, de 27 a 29 de novembro, juntamente com a Feira de Ciências, a Feira de Matemática e os Jogos Estudantis. A programação do encontro inclui, ainda, conferências, oficinas e workshops. Os finalistas dos projetos artísticos vão contar com cursos preparatórios que acontecerão em estúdios, oficinas musicais, literárias, de voz, artes visuais e educação patrimonial.

De acordo com Nide Nobre, o 2º Encontro vai reunir diversas perspectivas do conhecimento. “O evento tem a sua grandiosidade, reunindo o conhecimento científico, as artes e o esporte, que vai ressaltar, entre outros aspectos, elementos da cultura afro-brasileira. Trata-se de um intercâmbio entre áreas do conhecimento, envolvendo visões de mundo de diversas localidades da Bahia. O nosso interesse é justamente avançar neste sentido, para a construção de uma sociedade mais bela, utilizando o estético como atitude”, disse.


Finalistas pela DIREC 16

PROVE (Produção de Vídeos Estudantis) - Gabriel Silva Oliveira; Áquila dos Santos Oliveira; e Acsa Bastos Ferreira. Título: Enriqueça Meu Saber. Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, de Capim Grosso.
TAL (Tempos de Arte Literária) - Bilhete à Nação. Autoria: Vilebaldo Santos de Jesus; Interpretação: Douglas de Jesus Silva; Lucas Alencar da Silva; Vilebaldo Santos de Jesus; e Jefferson Leonço Santos. Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, de Saúde.
As obras do EPA e do AVE estão classificadas automaticamente.

Comissão Julgadora do Face

J. Veloso, Paulinho Boca de Cantor, Maria Auxiliadora Wanderley, Ana Paula Albuquerque e Márcia Rios.

Comissão Julgadora do TAL

Lucília Coimbra, Washington Queiroz, Cláudia Santos, Maria de Fátima  da Cruz e Regina Gramacho.

Comissão Julgadora do Prove

Humberto Alves, Gabriela de Paula, Rodrigo Luna, Rafael Saraiva e Marcelo Matos.

DIREC 16 realiza projeto de aulões 'De Olho no ENEM'

Os programas estruturantes Ensino Médio EM-Ação, Ciência na escola e o EMItec (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica) desenvolveram ao longo desse mês vídeo-conferências em toda a Bahia com aulões preparatórios para o ENEM. É o projeto "De olho no ENEM", que visa a alcançar o maior número de alunos da rede pública estadual.

Foram três encontros, nos quais os alunos puderam ter contato com discussões acerca de temas e questões atuais, esclarecimentos diversos de todas as áreas do conhecimento, apresentações culturais.

A apresentação foi enormemente auxiliada por alunos da capital e contou com a participação de todo o interior baiano.


Além desses aulões, muitas escolas também estão desenvolvendo projetos de revisão para o ENEM com a colaboração de Articuladores Regionais e cursistas do EM-Ação, como é o caso do Colégio Modelo de Jacobina e do Adjaci Martins Durans, em Várzea Nova, ambos da DIREC 16. Isso sem falar da parceria com o município de Jacobina, onde o EM-Ação foi convidado a fazer uma participação no cursinho pré-vestibular mantido pelo município e da parceria com a rádio Jacobina FM, através de dicas e orientações gerais sobre o ENEM.



A SEC fez uma parceria, ainda, com a plataforma geekie games. Nesse site, os alunos puderam realizar simulados, acompanhar suas dificuldades e saná-las, enfim, ter contato com questões e discussões sobre o ENEM.


O projeto desses aulões é "De olho no ENEM" e ele organizado e desenvolvido pelo programa Ensino Médio EM-Ação, Ciência na escola e EMITEC. (colaboração: Professora Gilka Lima)