Criações artísticas que enfocam os traços culturais e regionais brasileiros, características do ambiente escolar, amor e movimentos juvenis, entre outras temáticas, deram o tom da seleção dos finalistas do Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e Tempos de Arte Literária (TAL), projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A escolha aconteceu nesta quarta (16/10) e quinta-feira (17/10), no Conselho de Cultura, no Campo Grande, por comissão julgadora formada por intelectuais e artistas. As obras finalistas vão compor a programação do 2º Encontro Estudantil, em novembro, em Salvador.
“A seleção já apontou novidades e boas surpresas. Como destaque, os vídeos que compõem a primeira edição do Prove. As obras já demonstram o interesse dos estudantes pela literatura nacional e pela paixão ao cinema. Com o TAL, percebemos a presença de dois novos gêneros literários. Em meio à prosa, poesia e cordéis, apareceram cartas e textos teatrais. Já no Face, os jurados ressaltaram o nível vocal e a qualidade das gravações”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, que ressalta, também, a “grande participação dos estudantes da rede estadual de Educação Profissional”.
Comissões julgadoras
A seletiva contou com obras de estudantes de todas as regiões do Estado. Das 165 produções artísticas finalistas regionais do Face, TAL e Prove encaminhadas pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc), os jurados selecionaram 63 finalistas para a culminância estadual, em novembro. O 2º Encontro Estudantil contará com 33 obras literárias no Sarau do TAL, 15 canções do Face e 15 vídeos do Prove, além de 99 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) e 33 do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), que não possuem pré-seleção. A produção artística dos finalistas gira em torno de 300 obras.
Culminância Estadual – A culminância estadual dos projetos estruturantes acontece dentro da programação do 2º Encontro Estudantil, de 27 a 29 de novembro, juntamente com a Feira de Ciências, a Feira de Matemática e os Jogos Estudantis. A programação do encontro inclui, ainda, conferências, oficinas e workshops. Os finalistas dos projetos artísticos vão contar com cursos preparatórios que acontecerão em estúdios, oficinas musicais, literárias, de voz, artes visuais e educação patrimonial.
De acordo com Nide Nobre, o 2º Encontro vai reunir diversas perspectivas do conhecimento. “O evento tem a sua grandiosidade, reunindo o conhecimento científico, as artes e o esporte, que vai ressaltar, entre outros aspectos, elementos da cultura afro-brasileira. Trata-se de um intercâmbio entre áreas do conhecimento, envolvendo visões de mundo de diversas localidades da Bahia. O nosso interesse é justamente avançar neste sentido, para a construção de uma sociedade mais bela, utilizando o estético como atitude”, disse.
Finalistas pela DIREC 16
PROVE (Produção de Vídeos Estudantis) - Gabriel Silva Oliveira; Áquila dos Santos Oliveira; e Acsa Bastos Ferreira. Título: Enriqueça Meu Saber. Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, de Capim Grosso.
TAL (Tempos de Arte Literária) - Bilhete à Nação. Autoria: Vilebaldo Santos de Jesus; Interpretação: Douglas de Jesus Silva; Lucas Alencar da Silva; Vilebaldo Santos de Jesus; e Jefferson Leonço Santos. Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, de Saúde.
As obras do EPA e do AVE estão classificadas automaticamente.
Comissão Julgadora do Face
J. Veloso, Paulinho Boca de Cantor, Maria Auxiliadora Wanderley, Ana Paula Albuquerque e Márcia Rios.
Comissão Julgadora do TAL
Lucília Coimbra, Washington Queiroz, Cláudia Santos, Maria de Fátima da Cruz e Regina Gramacho.
Comissão Julgadora do Prove
Humberto Alves, Gabriela de Paula, Rodrigo Luna, Rafael Saraiva e Marcelo Matos.