quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Reunião do NUPAIP Regional para debater os projetos estruturantes

Ocorreu durante toda a quinta-feira (26) na Sala de Reuniões da DIREC 16, em Jacobina, o Encontro de Formação do NUPAIP Regional com foco nos Projetos Estruturantes da Secretaria de Educação do Estado, a saber: FACE - Festival Anual da Canção Estudantil, TAL - Tempos de Arte Literária, PROVE - Produção de Vídeos Estudantis, AVE - Artes Visuais Estudantis, EPA - Educação Patrimonial e Artística e o GESTAR.

Na oportunidade os técnicos debateram os números de 2013 dos projetos e alinharam as metas para o ano de 2014, com destaque para as adesões das escolas, os critérios avaliativos, a articulação dos projetos com os componentes curriculares e os momentos de AC - Atividade Complementar.

Ficou definido então que o acompanhamento se dará através dos técnicos da DIREC 16 junto às escolas da Rede Estadual.






quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ministério da Educação lança 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

O ministro da Educação, Henrique Paim, participou nesta segunda-feira, 24, do lançamento nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, às 18 horas, no Itaú Cultural, em São Paulo. O programa busca aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa da rede pública em todo o Brasil com o objetivo de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino.

Em sua fala, o ministro destacou a importância da realização da Olimpíada para a formação dos professores e dos estudantes. Segundo ele, é intensa a mobilização de toda a rede pública do país.

O período de inscrições da quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa começa nesta segunda-feira, 24, e termina em 30 de abril. A Olimpíada é mais que um concurso de textos, já que realiza ações de formação de professores para atividades com gêneros de escrita. Mesmo professores que participaram de edições anteriores e que já estejam cadastrados no portal deverão fazer sua inscrição. Para que o professor possa participar do concurso é preciso que a secretaria estadual ou municipal de Educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado – faça a adesão ao projeto no mesmo período de inscrição.

Prêmios – A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai distribuir prêmios nas etapas estadual, regional e nacional a estudantes, professores e escolas públicas.

Etapa estadual - Os professores inscritos e os alunos autores dos 500 textos semifinalistas selecionados na etapa estadual receberão os seguintes prêmios: professor – medalha e cupom para retirada de um ou mais livros na livraria montada no local do encontro regional; aluno – medalha e cupom para retirada de um ou mais livros na livraria montada no local do encontro de semifinalistas.

Etapa regional – Serão distribuídos os seguintes prêmios: professor – medalha e um tablet; aluno – medalha e um tablet; escola participante – placa de homenagem.

Etapa nacional – Os professores inscritos e os alunos autores dos 20 textos selecionados na etapa nacional receberão os seguintes prêmios: professor – medalha, um notebook e uma impressora; aluno – medalha, um notebook e uma impressora; escola participante: 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

Histórico – Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa se tornou política pública de educação, sob a coordenação do MEC, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A olimpíada teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social, entre 2002 e 2006, em edições bienais, que contaram, naquele período, com a participação de mais de 3,5 milhões de estudantes em todo o país.

Na segunda edição, em 2010, a olimpíada teve a participação de mais de 7 milhões de alunos da educação básica, 60,1 mil escolas públicas e 239,4 mil professores; em 2012, na terceira edição, foram 5 milhões de alunos, 40 mil escolas públicas e 90 mil professores.

Fonte: Ministério da Educação

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Colégio Nossa Senhora da Conceição, em Miguel Calmon, comunica os aprovados em vestibular

O Colégio Nossa Senhora da Conceição, de Miguel Calmon, se orgulha pela aprovação dos seus alunos em vários vestibulares. Nesta oportunidade, apresenta e parabeniza com orgulho os aprovados:

ALUNO (A)
UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
ALUNO (A)
UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
01
Adriele Falcão
Fisioterapia - Rui Barbosa
19
Isabela Cardoso dos Santos
Direito - UNIRB
02
Alessandra Paixão
Adminisstração - UNIB
20
Itamar Cleiton Cruz Santana
Arquitetura e Urbanismo - UNIFACS
03
Alice de Santana Barreto
Ciências da Natureza - UNIVASF
21
Jardel da Silva Dourado
Engenharia Civil – Área I
04
Amanda Sobrinho
Educação Física – Uneb/
Enfermagem -
22
Jerferson Bonfim
Enfermagem – Faculdade Rui Barbosa
05
Ana Augusta Gonçalves
Ciências da Natureza - UNIVASF
23
Luan Antunes
Odontologia - FTC
06
Ana Vitória Dias do Nascimento
Inglês - UNEB
24
Mayla Santos Silva e Silva
Direito – FTC
07
Anderson do Nascimento Costa
Engenharia Civil – Área I
25
Mauricio Pierre de Jesus Silva
Direito – Maurício de Nassau
08
Carolina Carvalho de Araújo
História - UNEB
26
Michele dos Santos Silva
Matemática - UNEB
09
Dayjane Guilhermina de Miranda
Educação Física - UNEB
27
Paulo Henrique da Almeida Lima
Direito - UNEB
10
Emanuela Aguiar
Direito - UNIRB

Ramon Rocha Moreira
Engenharia Mecânica - UFBA
11
Érica do Amaral Rocha
Ciências da Natureza – UNIVASF
/Fisioterapia – Maurício de Nassau
28
Raquel Miranda de Oliveira
Ciências Agrárias – IFBA/
Pedagogia - UNOPAR
12
Everton Machado
Administração -



12
Evelin Alves de Lima
Ciências Biológicas - UNEB

Roseli Santos Araújo
Letras - UNEB
13
Fernando do Carmo Junior
Administração - UNOPAR
29


14
Fernanda Sampaio
Pedagogia - UNOPAR
30


15
Franciele Campos de Lima
Ciências Contábeis - UNEB
31
Tamires Moura
Direito – FTC e
UNIBAN
16
Gabriel Lima
Engenharia de Produção - UNIFACS
32
Tauany dos Santos Miranda
Fisioterapia – Faculdade São Salvador
17
Guilherme da Silva Matos
Farmácia – Federal de Aracaju
33
Thaianne Marques
Enfermagem – Rui Barbosa
18
Hérica Florentina de Miranda
História – UNEB/
Farmácia – Faculdade São Pedro
34
Valesca Nunes
História – UNEB /
Direito - UNIME

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

NUPAIP Regional realiza encontro na DIREC 16

Na última quinta-feira (20) na Sala de Reuniões da DIREC 16, em Jacobina, aconteceu um Encontro do Grupo de Trabalho e Estudos do NUPAIP - Regional, com o objetivo de articular as ações para o ano de 2014.

O que é o NUPAIP?

O Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (PAIP) têm como foco a melhoria da gestão pedagógica da rede pública de ensino da Bahia, através de uma visão sistêmica sobre a escola e seus processos. 
Para que o PAIP consiga os seus objetivos, é preciso fortalecer o planejamento, exercer continuamente o monitoramento e o acompanhamento das ações planejadas, avaliando seus resultados e intervindo pedagogicamente através de novas práticas com vista à melhoria da qualidade de ensino. 
Neste processo, torna-se necessária e fundamental a articulação entre o NUPAIP Central e os NUPAIP Regionais, pois, para auxiliar as unidades escolares e melhorar as aprendizagens e o rendimento dos alunos, é preciso que os passos, as ações, os direcionamentos e encaminhamentos cheguem até as escolas com homogeneidade de informação e com segurança quanto às intervenções compartilhadas necessárias. 

CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães parabeniza alunos aprovados em vestibular

O CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães, de Jacobina, parabeniza os seus alunos aprovados em diversos vestibulares espalhadas pelo país.

São eles:

Aluno
Curso
Instituição
Rute
Fernandes
História
UNEB
Romário
 Nunes
Enfermagem
FUFS
Uéliton
dos Santos
Biomedicina
FUFS
Luana
Oliveira
Letras
UNEB
Reinilson
dos Santos
Ciências Biológicas
Gestão de Recursos Humanos
Ciências Biológicas
UFRB
UNOPAR

FAS
Caíque
Rios
Agroecologia
IFPB
Lucivânia Santos
Agroecologia
IFPB
Allison
Elzo
Ciências Agrárias
IFBA
Eriane
Almeida
Geografia
UNEB
Marta
Miranda
Letras
UNEB
Manuela S. Almeida
Geografia
Uniasselvi
Joabe M.
de Araújo
Administração
UNOPAR
Vinícius
Cruz Silva
Administração
UNOPAR