quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Secretaria divulga resultado do sorteio eletrônico de vagas para cursos técnicos

Com oferta de 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior e 61.887 jovens e trabalhadores inscritos, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta terça-feira (25/11), o resultado do sorteio eletrônico de vagas para os cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, da Rede Estadual de Educação Profissional. O sorteio aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e contou com o acompanhamento de órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, além de estudantes, pais de alunos e professores de forma presencial e videoconferência para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc).

“A Educação Profissional oferecida pelo Estado busca atender aquela parcela de estudantes de rede pública que se formou no ensino médio e quer ingressar no mundo do trabalho com uma qualificação. Oferecemos cursos de dois anos de duração e 20 horas semanais em diversas áreas, como da saúde, indústria, arte, informática, turismo, entre outros, distribuídos em 11 pólos tecnológicos”, destaca a diretora do Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz. 


A oferta contemplou 48 cursos técnicos de nível médio, dentre eles: Análises Clínicas, Administração, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Documentação Musical, Desenho da Construção Civil, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica, Serviços de Restaurante e Bar e Zootecnia.

Matrícula - Os contemplados no sorteio eletrônico podem realizar a matrícula de 9 a 11 de março de 2015, nos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram e no turno em que pleitearam a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar.

O início das aulas está programado para 16 de março de 2015, conforme calendário letivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. (informações Portal da Educação)


16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Secretaria da Educação do Estado divulga convocados em seleção para professor

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga convocação das seleções públicas para contratação temporária para a função de professor, em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de acordo com os editais de Nº 05/2013 de 23/10/2013, Nº 04/2013 de 10/10/2013 e Nº 001/2011 de 30/12/2011.

Ficam convocados os candidatos, por ordem de classificação, constantes nos presentes editais, a comparecer no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a partir da data de publicação, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

Os candidatos aprovados devem comparecer na Secretaria da Educação situada na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª avenida, CAB (Centro Administrativo da Bahia), 1° andar, na sala 133. Os candidatos aprovados para o interior do Estado devem comparecer nas sedes das Direc (Diretoria Regional de Educação) a que pertence o município para o qual foram aprovados.

Para mais informações acessem os editais de convocação abaixo.




Conheça o Projeto Soletra Edna

Aconteceu entre os meses de setembro e novembro de 2014 o Projeto Soletra Edna com o objetivo de promover a leitura de forma prazerosa e o aperfeiçoamento a interpretação e da escrita, bem como a reflexão sobre assuntos da vida cotidiana.
O projeto foi realizado em 02 etapas, sendo que na 1ª foi lido o livro A culpa é das estrelas em todas as turmas e foram desenvolvidas atividades diversas em todos os componentes curriculares desde Língua Portuguesa com atividades de escrita, através de jogos diversos e atividades lúdicas em sala de aula, Artes, Língua Inglesa, Filosofia, Sociologia, até Biologia e Química, com estudo sobre o câncer, a quimioterapia, tema central do livro. Cerca de 300 alunos compraram o livro e inúmeros outros fizeram a leitura no celular, tablet ou computador. 
Após todo  esse trabalho, aconteceu a 1ª fase do projeto de soletração, em sala de aula, com palavras retiradas do livro lido. Foi selecionado 1 (um) aluno de cada sala para a semi final, que ganhou o livro a ser lido para a próxima fase: Se eu ficar. Os livros foram presentes de cada professor padrinho /madrinha de turma.
A 2ª fase do projeto de soletração aconteceu com o representante de cada turma, em todos os turnos que a escola funciona e também em nosso anexo em Pedras Altas. Nesta fase foi selecionado os representantes para a grande final, com 1 (um) representante de cada turno e também do anexo de Pedras Altas.
Chegamos à grande final no último dia 20/11, com os seguintes finalistas: Antony (8ª série – matutino), Jaqueline (2º ano do EM – vespertino), Emerson (1º ano do EM – noturno) e Vanessa (1º ano do EM – anexo Pedras Altas vespertino). 

As palavras soletradas na final foram retiradas dos 2 livros lidos ao longo do projeto e a grande campeã foi a aluna Vanessa Brito, do nosso anexo em Pedras Altas, que ganhou um notebook adquirido com recursos próprios da escola e uma rifa realizada entre  os alunos.
Estavam presentes no dia da final, alunos e professores,  Profª Jânia Gomes, diretora da escola, Profª Jesilma Pereira e Irênio Soares, vice diretores, Profº Ana Carolina Novaes, coordenadora pedagógica da escola e do projeto, Gerente da Direc 16 profª Nair Pereira, acompanhado do Prof. Dayvid Sena, coordenador da CODEB, Prof. Nivaldo Valois, articulador do Projeto Gestar na Escola, e também o Secretário de Educação do Município, Prof. Ed Carlos Neto, que aconteceu na quadra do Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura. Na final também tivemos a presença do Grupo Flor Camerata, que trouxe música clássica para o evento, fazendo alusão ao livro Se eu ficar, lido pelos alunos, que conta a história de uma violoncelista. (colaboração: professora Ana Carolina Novaes)

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

IAT/SEC realiza vídeoconferência sobre Mudanças Climáticas

A partir do Programa Ciência na Escola o Instituto Anísio Teixeira em consonância com a Secretaria de Educação da Bahia, promoveu na última quinta-feira (20) vídeoconferência sobre Mudanças Climáticas.

A apresentação ocorreu simultaneamente nas 33 DIREC's do Estado. Na DIREC 16, o evento foi transmitido aos professores na Sala de Vídeoconferência localizada no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro.



CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães realiza evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra

O CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina, fez realizar na última quinta-feira (20) evento alusivo ao Dia da Consciência Negra. 

O evento contou com desfile da beleza negra, palestras e exposição fotográfica de Pierre Verger, que retrata sobre a cultura negra.






Escola Estadual Padre Alfredo Haasler promove II Festival de Música

Aconteceu na última quinta-feira, 20, no Auditório do Centro Cultural Professor Edmundo Izidoro dos Santos, em Jacobina, o II Festival de Música, em parceria com o PIBID/UNEB de Inglês. O evento contou com apresentações de alunos, professores/estagiários e da comunidade escolar, com homenagem especial ao Dia da Consciência Negra. 

O evento foi acompanhado pelo coordenador da CODEB, professor Dayvid Sena, representando a DIREC 16.







DIREC 16 participa das finais do Soletra do Colégio Edna Moreira Pinto Daltro, em Capim Grosso


A DIREC 16, através da Diretora Professora Nair Pereira da Cruz, do coordenador da CODEB, professor Dayvid Sena, do articulador regional do GESTAR, professor Nivaldo Valois, esteve participando da semi-final e final do Soletra, promovido pelo Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, em Capim Grosso, ocorrido no último final de semana.

Aguarde mais informações e fotos sobre o evento.











Técnicas da SEC orientam sobre o Plano Municipal de Educação

Nos últimos dias 19, 20 e 21 de novembro, ocorreu na Sala de Reuniões da DIREC 16, em Jacobina, encontro com técnicas da Secretaria de Educação da Bahia, Márcio Correia e Clemilda Santana, ligadas ao Plano Municipal de Educação - PME, orientando alguns municípios da região sobre a implantação do Plano.

Estiveram presentes professores dos municípios de Morro do Chapéu, Várzea do Poço e Saúde.


I Feira de Intervenção Social e Apresentação Cultural do CETEP Piemonte da Diamantina em Capim Grosso


domingo, 23 de novembro de 2014

IFBA convida para Cerimônia de Formatura do Curso Técnico em Informática


Curso de Extensão em Conselhos Escolares

A Universidade Federal da Bahia está com inscrições abertas no período de01/11/14 a 20/01/15 para o Curso de Extensão Formação Continuada em Conselho Escolar. O Curso será ministrado em 100 horas na modalidade EAD com um (1) encontro presencial de 8 horas no município de Salvador-BA.
O Curso é voltado para os profissionais efetivos que exercem atividade na Secretaria de Educação do Estado, Direc e Secretaria de Educação do Município. A realização do Curso é condição obrigatória para os interessados em participar do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em 2015 como tutor bolsista.
A UNDIME está responsável pela pré-inscrição dos interessados através do formulário online:

CENSC realizará I Mostra de Violão de Miguel Calmon


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIREC 16 visita projeto 'Consciência de Ser Brasileiro' na Praça Rio Branco, em Jacobina

Nesta quarta-feira, 19, a Diretora da DIREC 16, professora Nair Pereira da Cruz, esteve visitando os stands montados na Praça Rio Branco, em Jacobina.

O evento, promovido pelo Colégio Municipal Luiz Alberto Dourado de Carvalho, do bairro Jacobina III, expõe ações do projeto 'Consciência de Ser Brasileiro'.

A exposição traz fotos e explicações por parte dos alunos da cultura, religião e sociedade indígena e negra.
























20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Maiores informações podem ser consultadas no texto História do Quilombo de Palmares.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil. Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da lei Nº 10.639, que diz no Art. 26-A, parágrafo 1º: “O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.”

A despeito da comemoração do Dia da Consciência Negra ser no dia da morte de Zumbi e do que essa figura histórica representa enquanto símbolo para movimentos sociais, como o Movimento Negro, há muita polêmica no âmbito acadêmico em torno da imagem de Zumbi e da própria história do Quilombo dos Palmares. As primeiras obras que abordaram esse acontecimento histórico, como as de Edison Carneiro (O Quilombo dos Palmares, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 3a ed., 1966), de Eduardo Fonseca Jr. (Zumbi dos Palmares, A História do Brasil que não foi Contada. Rio de Janeiro: Soc. Yorubana Teológica de Cultura Afro-Brasileira, 1988) e de Décio Freitas (Palmares, a guerra dos escravos. Porto Alegre: Movimento, 1973), abriram caminho para a compreensão da história da fundação, apogeu e queda do Quilombo dos Palmares, mas, em certa medida, deram espaço para o uso político da figura de Zumbi, o que, segundo outros historiadores que revisaram esse acontecimento, pode ter sido prejudicial para a veracidade dos fatos.

Um dos principais historiadores que estudam e revisam a história do Quilombo dos Palmares atualmente é Flávio dos Santos Gomes, cuja principal obra é De olho em Zumbi dos Palmares: História, símbolos e memória social (São Paulo: Claro Enigma, 2011). Flávio Gomes procurou, nessa obra, realizar não apenas uma revisão dos fatos a partir do contato direto com as fontes do século XVI e XVII, mas também analisar o uso político da imagem de Zumbi. Segundo esse autor, o tio de Zumbi, Ganga Zumba, que chefiou o quilombo e, inclusive, firmou tratados de paz com as autoridades locais, acabou tendo sua imagem diminuída e pouco conhecida em razão da escolha ideológica de Zumbi como símbolo de luta dos negros.

Além dessa polêmica, há também o problema referente à própria estrutura e proposta de resistência dos quilombos no período colonial. Historiadores como José Murilo de Carvalho acentuam que grandes quilombos, como o de Palmares, não tinham o objetivo estrito de apartar-se completamente da sociedade escravocrata, tendo o próprio Quilombo dos Palmares participado do tráfico e do uso de escravos. Diz ele, na obra Cidadania no Brasil: “Os quilombos que sobreviviam mais tempo acabavam mantendo relações com a sociedade que os cercava, e esta sociedade era escravista. No próprio quilombo dos Palmares havia escravos”. (CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 48).

As polêmicas partem de indagações como: “Se Zumbi, que foi líder do Quilombo de Palmares, possuía escravos negros, a noção de luta por liberdade nesse contexto era bem específica e não pode colocá-lo como símbolo de resistência contra a escravidão”. A própria história da África e do tráfico negreiro transatlântico revela que grande parte dos escravos que a coroa portuguesa trazia para o Brasil Colônia era comprada dos próprios reinos africanos que capturavam membros de reinos ou tribos rivais e vendiam-nos aos europeus. Essa prática também ressoou, como atestam alguns historiadores, em dada medida, nos quilombos brasileiros.

Nesse sentido, a complexidade dos fatos históricos nem sempre pode adequar-se a anseios políticos. Os estudos históricos precisam dar conta dessa complexidade e fornecer elementos para compreender o passado e sua relação com o presente. Entretanto, esse processo precisa ser cuidadoso. O uso de datas comemorativas como marcos de memória suscita esse tipo de polêmica, que deve ser pensada e discutida criteriosamente, sem prejuízo nem das reivindicações sociais e, tampouco, da veracidade dos fatos.

* Créditos da imagem: Commons

Por Me. Cláudio Fernandes

fonte: Brasil Escola

terça-feira, 18 de novembro de 2014

II Festival de Música da Escola Estadual Padre Alfredo Haasler

A Escola Estadual Padre Alfredo Haasler tem a honra de convidá-los para o II Festival de Música, em parceria com o PIBID/UNEB de Inglês. O evento terá apresentações de alunos, professores/estagiários e da comunidade escolar, com homenagem especial ao Dia da Consciência Negra, a ser realizado no Centro Cultural, 14 horas, do dia 20/11/2014. Contamos com a presença de todos e todas.

Ciência na Escola convida

Com o objetivo de socializar as experiências exitosas desenvolvidas em 2014, o Programa Ciência na Escola (PCE), convida toda comunidade para a videoconferência que acontece no dia, 28 de novembro de 2014, das 08h 30min ás 12h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), neste evento conhecer o lançamento da 2ª edição da Revista “FECIBA em Revista”, na qual será apresentados os trabalhos da Feira de Ciências e Matemática da Bahia – FECIBA, do ano corrente.

O objetivo do periódico FECIBA em Revista é divulgar para estudantes, professores e ao público em geral, anualmente,  resumos de projetos partícipes da FECIBA, com ênfase nos vencedores nas várias categorias. No periódico em questão dispõem também de entrevistas com profissionais renomados no cenário científico da Bahia, e demais estados. 

Programa Ciência na Escola (PCE) - É um Programa de formação de professores que visa potencializar a pesquisa na prática docente, fomentando em suas ações a elevação das competências para o exercício da cidadania, bem como um alicerce para a escolha de uma carreira em ciência e tecnologia dos estudantes atendidos em toda rede. Em consonância com a sua proposta colaborativa de formação de professores, durante o ano de 2014, o PCE desenvolveu um percurso que promoveu a inovação educacional nas escolas estaduais e alcançou produtos significativos que protagonizou uma história de quebra de paradigmas nos ambientes de aprendizagem oferecidos aos estudantes.

Programação:

08h 30min

Abertura

09h

Reconhecimento de apoios no percurso formativo do PCE (Homenagens)

09h 30min

Diálogo sobre Ciência na Escola, com os Professores: Nildon Pitombo e Roberto Santos

10h 30min

Lançamento do periódico FECIBA em Revista

11h

Apresentação das experiências exitosas do PCE: Clube de Ciências, Caravana Científica, Oficina no Chão da Escola, Feira de Ciências e Matemática da Bahia. (fonte: Portal da Educação)

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães: Oficina A Ciência dando vida à Escola

Fotos da Oficina ABO - A Ciência dando vida à escola. Levantamento do grupo sanguíneo na comunidade escolar. Professoras: Jesiane Luz, Lucyana Coni e Joaciara Franco.