segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon promove Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente




O Colégio Polivalente de Miguel Calmon, Bahia, se encontra na região semiárida nordestina, com uma média pluviométrica de 700mm. O Colégio é murado e possui áreas de terras a serem utilizadas. Parte dessas áreas vem sendo utilizadas pelos vizinhos do colégio como depósito de lixo de forma irregular, pois os mesmos jogam o lixo por cima do muro.

O Colégio possui ainda uma imensa área de telhados que podem ser utilizados para captação de água da chuva. Compra temperos verdes para uso na alimentação escolar e esta gera resíduos orgânicos; Há ainda o uso de ervas vindas de fora do colégio para fazer chá para os funcionários e professores.
A proposta é mitigar os problemas e utilizar os recursos disponíveis para tornar a escola mais sustentável, transformando os problemas em oportunidades, através da Coleta de todo o lixo jogado na área para destinação correta com separação para reciclagem, deixando a “terra limpa, Conscientização da vizinhança através do “Com Vida”, utilização dos restos de matéria orgânica da merenda escolar, aproveitamento da água da chuva para irrigação de horta orgânica.


O projeto visa mitigar problemas na área do colégio, aproveitando os recursos e materiais disponíveis de forma a manter o ambiente limpo, sendo utilizado de forma sustentável, produzindo assim alimentos e saúde. Tem ainda como principal objetivo a sensibilização dos jovens e vizinhos, demonstrando a importância do uso correto do ambiente ao seu entorno, bem como o respeito para com o mesmo.

Após a análise dos impactos no meio-ambiente, foram propostas ações de gerenciamento dos resíduos sólidos do colégio através de conscientização dos alunos, funcionários e vizinhos, bem como a compra de vasilhames adequados para a coleta seletiva do lixo.
Construção de uma composteira para o aproveitamento dos restos de matéria orgânica como da merenda escolar e ser usado em horta orgânica;
Construção de cisternas de captação de água da chuva em partes do telhado do colégio com sistema de calhas, para uso dessa água na irrigação de uma horta a ser implantada para uso de tempero verde, orgânico, na merenda escolar, bem como o plantio de plantas medicinais.
Implantação de horta orgânica com compra de ferramentas, adubo orgânico e um pequeno sistema de irrigação.


O projeto pretende ter a duração de implantação de três meses, sendo que no primeiro mês deverá ser feito o trabalho de mobilização, conscientização e capacitação dos envolvidos como alunos, professores, funcionários e vizinhos do colégio.
No segundo mês deverá ser feito a coleta dos resíduos sólidos com destinação adequada e ainda a construção da cisterna de captação de água da chuva com sistemas de calhas.
No terceiro mês deverá ser implantado a horta orgânica e o sistema de irrigação. A horta orgânica poderá ser mantida por alunos dos projetos Mais Educação, por funcionários ou ainda servir como base para outros projetos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário