A culminância dos projetos intersetoriais da DIREC 16, AVE - Artes Visuais Estudantis - e EPA - Educação Patrimonial e Artística - ocorrem simultaneamente nesta sexta, 11, às 13h30, no Auditório da UNEB - Campus IV, de Jacobina.
O que é o AVE - Artes Visuais Estudantis?
Criado em 2008, o AVE trata-se de um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, pois envolve os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico) da rede estadual de educação da Bahia; assim como os professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e técnicos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em um clima de alegria, participação e integração.
Dentre os objetivos, o AVE propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida; promover exposições dessas obras de arte estudantis nos contextos escolares; estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças; além de interagir com outras culturas.
O que é o EPA - Educação Patrimonial e Artística?
O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) promove o desenvolvimento de ações essenciais para o exercício do direito à cultura, para a defesa dos valores históricos e artísticos, com vistas à formação de uma nova mentalidade cultural e ao estímulo das práticas culturais de identificação, reconhecimento e preservação do patrimônio cultural baiano; contribui para avivar o debate sobre as questões patrimoniais e incrementar as práticas culturais no campo da história, da arte, da juventude e do patrimônio, com vistas à preservação da memória cultural e à democratização dos saberes e dos espaços históricos, assim como à apropriação da história e da cultura.
Com o EPA pretende-se: entender que a educação não pode estar dissociada da história, da memória, da cultura e do seu patrimônio, que está intrinsecamente associado à experiência da vida cultural e educativa; entender a dimensão patrimonial como prática cultural que consiste em uma prática artística e educativa; identificar o patrimônio como uma das possibilidades de interpretação de nossa história cultural; compreender a importância das diferentes linguagens artísticas para o entendimento das experiências cotidianas e, portanto, das práticas culturais e patrimoniais; aprimorar a estética do olhar (artes visuais, fotografia e arte em movimento), para o exercício das formas de percepção da vida cultural que nos rodeia e dos distintos tipos de patrimônios culturais; entender as distintas linguagens artísticas (visual, fílmica, literária, musical, entre outras) como parte do nosso patrimônio; vivenciar a experiência do belo e do lúdico na sociedade e nas escolas estaduais; reinterpretar a história, a cultura, a arte e o patrimônio da Bahia; garantir a apropriação da história e do patrimônio cultural.
Criado em 2008, o
AVE trata-se de um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e
cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, pois envolve
os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e
Tecnológico) da rede estadual de educação da Bahia; assim como os
professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os
coordenadores pedagógicos, os diretores das escolas e das Diretorias
Regionais de Educação (Direc) e técnicos da Secretaria de Educação do
Estado da Bahia, em um clima de alegria, participação e integração.
Dentre os objetivos, o AVE propõe estimular a criação de obras de
artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das
expressões culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e
estetização da escola e da vida; promover exposições dessas obras de
arte estudantis nos contextos escolares; estimular a produção artística,
buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do
conhecimento, assim como instrumento de mudanças; além de interagir com
outras culturas.
Para a sua execução são desenvolvidos os seguintes passos: 1) sensibilização dos professores, diretores e estudantes das escolas; 2) criação de obras de arte privilegiando as diversas expressões das artes visuais e as distintas manifestações socioespaciais e culturais; 3) exposições escolares, regionais e a estadual; 5) confecção do Catálogo Estudantil.
Para a sua execução são desenvolvidos os seguintes passos: 1) sensibilização dos professores, diretores e estudantes das escolas; 2) criação de obras de arte privilegiando as diversas expressões das artes visuais e as distintas manifestações socioespaciais e culturais; 3) exposições escolares, regionais e a estadual; 5) confecção do Catálogo Estudantil.
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