O Seminário Interterritorial da Educação Profissional chega a sua quinta edição. Desta vez, o evento foi realizado no município de Senhor do Bonfim, nesta sexta-feira (22/11), das 9h às 18h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O objetivo da atividade foi apresentar os avanços quantitativos e qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional como política pública prioritária de Estado.
O seminário contou com os Territórios de Identidade do Piemonte da Diamantina, Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru, que, entre 2007 e 2013, tiveram um crescimento de 556% no número de matrículas. Hoje, os territórios contam com 5.695 matriculados, em 28 cursos técnicos de nível médio e em quatro cursos de qualificação profissional, em 12 municípios.
Estiveram presentes pelo Piemonte da Diamantina, a professora Audacy Requião, diretora da DIREC 16, professores e alunos do CETEP, Capim Grosso, e professores e alunos do CEEP Profa. Felicidade de Jesus Magalhães, representantes do Ernesto Carneiro Ribeiro, de Saúde, além de Caém, Caldeirão, Mirangaba e outros.
Novos cursos – O Seminário também surgiu como uma oportunidade para os diferentes atores sociais discutirem as demandas futuras de cursos e como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.
Participação social – Assim como nas quatro primeiras edições, realizadas nos municípios de Itapetinga, Ibotirama, Irecê e Ribeira do Pombal, foram convidados representantes da sociedade civil, a exemplo da coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais, representantes dos poderes públicos (governos federal, estadual e municipal, do legislativo e do judiciário), entre outros.
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