terça-feira, 8 de abril de 2014

Aula Inaugural do GESTAR e CIÊNCIA NA ESCOLA

Aconteceu na manhã da última quinta-feira (03) a Aula Inaugural dos projetos estruturantes Gestar e Ciência na Escola, que contou a participação dos alunos, professores-articuladores, técnicos do NUPAIP da DIREC 16.

Presentes ao evento, o ex-governador Roberto Santos, o Secretário de Educação do Estado, professor Osvaldo Barreto. A solenidade contou ainda com o palestrante Vasco Moretto.

O projeto-ação Um Gestar em cada Escola constitui-se numa iniciativa de intervenção na realidade educacional em tempo que promove a formação continuada de professores. Tem por objetivo contribuir diretamente com o trabalho docente estimulando experiências em sala de aula que orientem práticas pedagógicas motivadas pelas necessidades dos estudantes.

O Projeto assiste ä instituição escolar colaborando com o desenvolvimento de sua função social: garantir ao estudante o direito de aprender. Por meio de atividades planejadas em consonância com a rede curricular do ensino fundamental II, do acompanhamento e disponibilidade de recursos didáticos, professores e estudantes são atendidos com melhores condições de assumirem o protagonismo da mudança para a melhoria do desempenho educacional.

Ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que objetiva promover a educação científica na rede de escolas estaduais da Bahia, no segundo segmento do ensino fundamental, na etapa que compreende a 5ª até a 8ª série (6º ao 9º ano). Inicialmente, nas aulas de Ciências e Geografia, a proposta do Programa visa “desenvolver valores estéticos e de sensibilidade” (SANTOS, 2007, p.487), capazes de formar cidadãos letrados cientificamente.

Nessa perspectiva, o Programa pretende ressignificar a importância da alfabetização cartográfica, a qual se detém, entre outros tantos fatores, nas conexões com uso e ocupação do solo, vegetação, fauna, flora, rios, meio ambiente, ciclos biogeoquímicos e dinâmica da circulação atmosférica que guiam educadores e estudantes ao conhecimento dos elementos bióticos e abióticos que constituem o espaço social no qual vivem os grupos humanos.









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