Em uma parceria desenvolvida entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os 1.616 estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional que participaram da solenidade de formatura, no dia 14/4, no Centro de Convenções, em Salvador, tiveram a oportunidade de realizar cadastro no Sistema Estadual de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), da Setre. Além de possibilitar o cadastramento dos formandos, a Setre ofereceu a emissão de carteira de trabalho.
Vinicius Caique Santos Macedo, 18 anos, que se formou no curso técnico em Informática, pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (Ceep), em Salvador, foi um dos beneficiados pelo atendimento. Ele conta que foi convocado para participar de uma seleção de trabalho. “Essa estratégia foi fantástica. Foi possível unir o útil ao agradável. Participei de uma seleção para trabalhar na área. Estou ansioso para saber o resultado. Agora é só aguardar, a sorte foi lançada”, comemora o jovem.
O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, destaca que "nosso objetivo é cadastrar todo técnico em formação na Educação Profissional da Bahia, no último ano e últimos módulos, no SineBahia. Dessa forma, os órgãos empregadores saberão da sua disponibilidade, antes mesmo da formatura. Também queremos articular com o microcrédito e com a economia solidária. Assim, viabilizamos, também, o trabalho autônomo, o empreendedorismo individual e o cooperativismo", disse.
A superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade, ressaltou a importância da parceria em benefício destes novos técnicos de nível médio. “O ingresso no mercado de trabalho é o objetivo final da formação profissional. Por isso, levamos um balcão do SineBahia ao evento, para que os jovens pudessem fazer o seu cadastramento e facilitar esse acesso”, justifica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário