Seguindo as ações do Programa Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio apresentadas para 2014, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta terça-feira (29/4), a formação dos Profissionais Orientadores de Estudo. Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o objetivo do programa é contribuir para a formação dos professores e para a melhoria da dinâmica pedagógica na escola. A formação seguiu até quarta-feira (30/04), com carga horária de 16 horas e acontece simultaneamente nas 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado. Uma segunda turma está prevista para os dias 06 e 07/05.
Para o Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, que visitou os cursistas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), essa ação vai influir significativamente na melhora das escolas no Estado. “O projeto está baseado numa construção de uma grande rede de formadores que visa ao fortalecimento da escola e que garanta uma oferta de ensino de qualidade”, salientou.
A Coordenadora Executiva do Comitê do Pacto do Ensino Médio, Valuza Maria Saraiva, explica a formação dos professores. “Hoje nós iniciamos um processo de trabalhar o que eles vão fazer nas unidades escolares. São cerca de 900 formadores que vão atender todos professores envolvidos”. Para a coordenadora, é fundamental que seja compreendido o contexto do Ensino Médio e o perfil dos estudantes para que seja sustentada uma educação básica de qualidade.
Entre as cursistas, a professora Cristina Conceição, do Colégio Estadual Bertoldo Cirilo dos Reis, em Plataforma, que atualmente participa do Núcleo Regional do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia (Paip), fala da importância de participar da formação. “É sempre um aprendizado estar participando destas formações, pois nos apresenta novidades e projetos que temos em rede e, também, possamos analisar formas de melhorar o ensino”, diz.
PNEM Bahia
Graças à adesão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia ao Programa Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, cerca de 20 mil professores, de 1.048 escolas que ofertam ensino médio, deverão passar por formação complementar sem sair das salas de aula.
O programa beneficiará cerca de 500 mil estudantes do ensino médio ao contribuir para fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem. E contemplará todos os professores e coordenadores pedagógicos, cadastrados no Educacenso 2013 e em efetiva regência de classe, com bolsas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário