sexta-feira, 29 de agosto de 2014

5ª Formação de Tutores do PROGESTÃO

Com objetivo de promover a formação continuada de gestores escolares, na perspectiva do fortalecimento da gestão escolar democrática e da melhoria do desempenho da Escola Pública o PROAM/SEC (Programa de Apoio aos Municípios), disponibiliza o PROGESTÃO (Programa de Capacitação de Gestores Escolares), os pressupostos relativos à abordagem de gestão considerados na metodologia do programa são:

Formação continuada, e em serviço, da equipe gestora da Unidade Escolar.
Formação de rede de experiências na aréa de gestão escolar.
Gestão democrática da escola pública
Melhoria da aprendizagem,permanência e sucesso escolar dos estudantes.



Aconteceu nos dias 27 e 28/08/2014 na sala de multimídia do CEDBC a Vª Formação de Tutores do Progestão da Edição 2013/2014, que teve a participação da formadora  estadual, Palmira Leite e Maria Gorete Mota, formadora regional, os municípios de Mirangaba e Morro do Chapéu mais as DIRECs de Juazeiro DIREC 15, Piritiba DIREC 17 e Senhor do Bonfim DIREC 28. Os municípios que se interessarem em aderir ao Programa na Edição 2015 podem entrar em contato com o PROAM através dos telefones 071-3115-0154/8947/1327 e email proam@educacao.ba.gov.br.



Saúde: 1º Fórum Estudantil do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro

No último dia  19 de agosto, o Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, na cidade de Saúde realizou o 1º Fórum Estudantil com o tema: "Juventude Reafirmando Valores" como uma das ações do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O fórum teve a participação de todos os docentes e discentes dos três turnos de funcionamento da Unidade de Ensino. O Fórum foi coordenado pela Orientadora do Pacto professora Valdirene Santana com a colaboração dos professores Maria da Conceição, Noelma Caetano, Silmária Ribeiro, João Barreto, Érica Santana, Adão Fernandes ,Benedita Correia, e com o apoio dos demais colegas.



O fórum teve início às 8h30 com a abertura na fala da Diretora Moema Wanderley, logo após foi feita  a leitura da Carta ao aluno pela professora Benedita Correia. A primeira palestra teve como Tema Juventude no Contexto da Sustentabilidade proferida pela técnica da EBDA,  Evanice Lopes.



O jornalista e historiador, Gervásio Lima, foi o convidado para proferir palestra sobre ‘a inserção do jovem no mercado do trabalho’ e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s).

Alternando as palestras, e no encerramento, tivemos apresentações culturais diversas. Poesia, pela aluna Camila Barbosa, 2ª série Ensino  Médio, o Reisado do distrito de Genipapo, pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio matutino, oficinas, uma mesa de debate sobre mídias com os alunos no turno vespertino coordenados pelas professoras Silmária e Benedita.



"Consideramos que o fórum como espaço de debates e discussão foi muito proveitoso para os nossos discentes que participaram ativamente de todas as atividades", afirmou a diretora professora Moema Wanderley.


Evanice Lopes  - EBDA - palestrante

Equipe docente

Gervásio Lima - SEPLAN - palestrante

Reisado

 Alunos participando das discussões/oficinas

Mesa de debates com os alunos do vespertino









Ex-aluno doa obra de arte para o CEEP Felicidade

O ex-aluno POSSIDONIO CARVALHO DOS SANTOS, formado em Técnico em Contabilidade em 2013, turno noturno, homenageou o CEEP em Gestão e Negócios Professora Felicidade de Jesus Magalhães, de Jacobina, nesta quinta-feira, 28, com sua mais nova obra de arte intitulada: "A Mente Humana no Século XXI", a qual é recebida pelo vice-diretor Fábio da Silva Gonçalo.



Centro Educacional Sóror Joana Angélica, em Mirangaba, promove 1º Fórum Estudantil

O Centro Educacional Sóror Joana Angélica, em Mirangaba-Ba, realizou no último dia 22 de agosto o seu 1º Fórum Estudantil, tarefa do Pacto pelo Ensino Médio, cuja orientadora de Estudos na Unidade de Ensino é a Professora Maria das Dores Silva da Chagas Borges. O evento contou com o empenho e apoio da Diretora Marilúcia Rodrigues Pereira e dos vices Alexnaldo Teodório da Cruz e Nívio Martins Linhares.

A programação foi aberta com a palestra “Protagonismo Juvenil”, por Rafael Gomes, especialista em Marketing. Após a palestra, os alunos inscritos previamente, participaram de grupos de discussão, debate e/ou oficinas.


Ø I-JUVENTUDE E O USO DAS TECNOLOGIAS (Eliana, Andréa, Tânia)

Ø II-JOVENS EM MOVIMENTO:MÚSICA E DANÇA NOS DIAS ATUAIS (Gildeane, Joseane)

Ø III-JUVENTUDE E ARTE:DESCOBRINDO TALENTOS (Alzeny, Conceição, Gisélia e Edson).

Ø IV-JUVENTUDE, SEXUALIDADE E DROGAS (Marilúcia, Nívio e Terezinha).

Ø V-JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO: UMA UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA (Frederico, Márcio, Anécio e Gedson)











quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães abre vagas para cursos técnicos no turno noturno


Projeto AfroSom, de Capim Grosso, é destaque em site oficial do Governo Federal

Discutir a importância da cultura negra no Brasil, bem como combater o racismo e o preconceito racial no âmbito escolar são alguns dos papéis desempenhados pelo projeto educativo cultural 'Afro Som – O Barulho que pensa!’. Vencedor na categoria ‘Ensino Médio’ na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil, a iniciativa continua transformando a realidade social de alunos do Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, em Capim Grosso (BA).

Criada em 2012, a iniciativa surgiu a partir do diagnóstico da realidade social dos alunos. “Percebíamos estudantes com problemas de relacionamento, indisciplina, preconceito, evasão escolar e baixo índice de desempenho acadêmico”, afirma o professor de Educação Física e autor do projeto, José Kleber Andrade.

Para transformar a realidade, a ideia inicial era levar ao ambiente escolar debates sobre a história africana, além de resgatar alguns tipos de dança e músicas afro-brasileiras durante as aulas de educação física e artes, por meio de atividades corporais e intelectuais.
Atividades práticas

A base do projeto é incluir aulas específicas sobre a história e cultura afro-brasileira, sobretudo música e dança - através da análise de textos e filme. “Pensando nisso, criamos grupos de estudos que discutissem a origem da cultura africana e sua relação com a realidade local", conta José Kleber.

Na segunda etapa de execução, o projeto alcançou novos horizontes e os alunos foram convidados a participar de uma banda de percussão. “A escola comprou alguns instrumentos e assim, começamos as atividades nas oficinas de percussão, dança e canto."

Depois de muito trabalho, foi montado o grupo ‘Afro Som’, que hoje é composto por cantores, percussionistas, dançarinas do balé afro, além dos alunos que cuidam da produção. Mesmo após a criação do grupo, as oficinas continuaram, já que a intenção era justamente “desenvolver e aprimorar as habilidades dos alunos, a partir de aulas de canto e coreografia”.

Hoje, os alunos envolvidos no projeto mantêm o blog do Afro Som e a página oficial do grupo na rede social Facebook. “Isso também demonstra a inclusão digital oferecida pela iniciativa”, ressalta o coordenador do grupo.

Resultados

A partir de avaliações conjuntas, José Kleber pode perceber que a mudança de comportamento dos alunos possibilitou a inclusão social. “Posso destacar que a inserção da música e dança favoreceu atos de respeito mútuo e resgate da autoestima. Além disso, houve um aumento significativo na frequência escolar, comprovando o sucesso do projeto.".

O projeto cresceu e “ultrapassou os muros da escola”. Os integrantes da banda terão a oportunidade de participar de um evento cultural, em Paris, na França. “[O convite] surgiu porque temos colegas estrangeiros que viram no Afro Som um potencial enorme de transformação social através da arte e cultura corporal”, afirma o professor, completando que a participação ainda não tem data definida.

Neste ano, o projeto continua de forma totalmente voluntária. O professor, embora não lecione mais no colégio, ainda realiza, além dos ensaios com o grupo, estudos sobre a temática. “Nesta etapa, os alunos são capacitados para realizar monitorias. O principal objetivo é levar mensagens contra drogas, preconceito racial e bullying aos outros colegas”, finaliza.

Sobre a premiação

Desde 2005, o Prêmio Professores do Brasil divulga e premia diversos projetos inovadores realizados nas escolas públicas de todo o País. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o principal objetivo é dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas por professores, desde a educação infantil até o ensino médio.

Nesta 8ª edição, serão selecionados até 40 trabalhos, oito por cada região do País. Os autores dos trabalhos premiados receberão R$ 6 mil, troféus e certificados. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas on-line até dia 15 de setembro.

Os primeiros colocados em cada uma das oito subcategorias terão um adicional de R$ 5 mil. Além disso, as escolas em que foram desenvolvidas as experiências vencedoras ganharão placa comemorativa.

Podem concorrer ao prêmio professores atuantes nos sistemas públicos de ensino e em instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais que mantenham convênio com as redes públicas de educação básica. (fonte: www.brasil.gov.br)

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vídeoconferência do Programa Ciência na Escola reúne diversos professores da rede estadual

Foi realizado na tarde desta segunda-feira (25) videoconferência do Programa Ciência na Escola, nas dependências da Sala de Vídeoconferências no Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, a qual atraiu diversos professores da rede pública estadual. O tema abordado foi como garantir o direito de aprender Química, Física, Biologia e Ciências, na Educação Básica.



Os professores foram recepcionados pela Diretora de Educação da DIREC 16, professora Nair Pereira Cruz, e pelo Coordenador de Educação Básica - CODEB, professor Dayvid Sena.


DIREC 16: Secretários de Educação da região participam de encontro para discussão da implantação do EMITec

No último dia 19 de agosto ocorreu o encontro de sensibilização promovido pela Coordenação Regional do EMITec - Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica - , professora Celeste Nunes, junto aos secretários de educação de municípios pertencentes à regional da DIREC 16.

Estiveram presentes, além da professora Nair Pereira Cruz, diretora da DIREC 16, os secretários de Caldeirão Grande, Nancy Gonçalves, de Várzea Nova, Altina Carla, de Caém, Mary Matos, a representante de Mirangaba, Regiane Maia, e de Jacobina a representante professora Gilka Lima.



Na oportunidade os secretários se mostraram interessados na implantação das salas do EMITec junto às escolas municipais, com a cessão do espaço físico pelo município e o transporte escolar dos alunos. Por parte da SEC/BA  haverá o apoio logístico e pedagógico necessário a implantação das salas.


CEEP Felicidade de Jesus Magalhães abre matrículas para a Educação Profissional


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Programa Ciência na Escola reúne professores em encontro no Deocleciano


Ocorreu no último dia 20 de agosto a etapa de reposição para quem não participou do 1º Encontro da Formação do PCE - Programa Ciência na Escola, do Centro Educacional Deocleciano de Castro, em Jacobina.

Professores da rede estadual de ensino da DIREC 16 das disciplinas Geografia, História, Biologia e Ciências participaram do encontro.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Colégio Ernesto Carneiro Ribeiro, em Saúde, promove culminância de projetos estruturantes

No último dia 07 de agosto o Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, em Saúde, promoveu junto aos seus alunos a culminância dos projetos estruturantes EPA, PROVE, TAL, AVE e FACE.

Confira as fotos do evento: