terça-feira, 5 de agosto de 2014

Professor Kleber Andrade fala sobre o projeto Afrosom e da premiação Professores do Brasil

O professor Kleber Andrade, da cidade de Capim Grosso, foi um dos vencedores da 7ª Edição Professores do Brasil, projeto organizado e difundido pelo Ministério da Educação, com o Afrosom. O AFROSOM está concorrendo a mais um Prêmio Professores do Brasil: "Embaixadores da Educação" e precisamos da ajuda de todos para ganhar este prêmio.
Para tanto é necessário de muitos "gostei" no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BHPABHxCKQ4&. O professor Kleber a todos os amigos que vão lá e click em "Gostei". Se caso você não tiver conta no youtube é só criar uma conta no gmail que é rapidinho e votar.

Confira a entrevista na íntegra:


1. DIREC 16 - Professor Kleber Andrade conte para os nossos leitores, como surgiu o projeto Afro Som?

Professor Kleber - O Projeto nasceu da necessidade de propor o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro na área social, econômica e política pertinente à História do Brasil nas aulas e oportunizar aos alunos/as o conhecimento de alguns tipos de dança e música afro, bem como nas aulas de Educação Física, história e de Artes promover o combate a intolerância, o preconceito e o racismo através de novas experiências corporais e intelectuais, assegurando a formação cultural e humana do discente atendendo assim a Lei 10.639/2003.


2. DIREC 16 - O que lhe motiva professor manter vivo este projeto?

Professor Kleber - A minha maior motivação meu amigo é perceber de verdade as mudanças de postura e atitudes na maioria dos educandos envolvidos no Afro Som, dentre elas posso destacar, o reconhecimento de si e do outro como partícipe de diferentes grupos sociais, familiares, escolares e comunitários, percebendo as diferenças individuais, a interação corporal com os colegas na prática da música e da dança, com atitudes de respeito, superando preconceitos e discriminações referentes ao próprio corpo (biótipos físicos), gênero e etnia, aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de desafios corporais surgidos na prática da música e da dança, com apoio do professor e dos colegas, a participação nas atividades propostas no eixo da música e da dança favorecendo a inclusão de todos, o respeito com o outro, com o diferente, o respeito para com o professor, o antagonismo em relação ao preconceito e a discriminação contra a negritude e contra outras minorias. O que também me alimenta e se transforma em meu combustível para cada vez mais lutar pelo projeto é ver claramente entre os alunos e alunas negras o resgate de sua autoestima, aceitando-se e amando-se como são, seguros de si como uma autoafirmação antes não vista, é perceber o sucesso escolar dos discentes e a sua permanência na escola, a redução da repetência e a melhora contundente em sala de aula obtendo assim um ganho muito grande no tocante as notas tiradas nas disciplinas de Artes, História e Educação Física, onde mais de noventa e cinco por cento (95%) dos alunos envolvidos com o projeto estão receberam  notas acima da média escolar.



3. DIREC 16 - Como o senhor conheceu o ‘Prêmio Professores do Brasil’?

Professor Kleber - Um belo dia, eu, então Professor de Educação Física do Colégio Estadual Edna Moreira P. Daltro, viajava para uma reunião na DIREC 16, onde trataríamos dos planejamentos dos JERP`S. Durante a viagem ouvindo o rádio notei um comercial que me chamou bastante atenção. Que comercial era este? Exatamente a divulgação do certame especificamente conhecido como “PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL”, que dizia: Você professor de Escola pública que tem uma experiência pedagógica inovadora inscreva-se no Prêmio Professores do Brasil e etc. Então confiante e sabedor da força do projeto por mim elaborado, desenvolvi minuciosamente o meu relato, segui todas as normas estabelecidas e efetuei a minha inscrição. E assim o meu projeto foi selecionado entre os 40 melhores projetos educacionais do país e em seguida escolhido como destaque entre estes 40, sendo eleito o melhor projeto educacional do Brasil no seguimento do ensino médio no ano de 2013 segundo o MEC.

4. DIREC 16 - Qual a sensação de ter sido um dos escolhidos, em meio a tantos concorrentes em todo o Brasil?

Professor Kleber - Olha, não existe palavras para expressar tal sentimento. A emoção é incomensurável! Quando você pensa: “Nossa, meu trabalho foi escolhido por especialistas como o melhor projeto educacional do país.”
É algo que realmente faz nosso coração palpitar de alegria e emoção. É lindo, é poético chega a beirar o êxtase. Muito legal mesmo. Como falei, difícil de expressar.




5. DIREC 16 - Qual a mensagem que o professor Kleber Andrade transmite para os demais professores sobre o ‘Prêmio Professores do Brasil’?

Professor Kleber - Bem, o que posso dizer é que se você acredita em seu trabalho e em seu sonho, possui força, foco e fé, você um dia chega lá. Se você tem uma proposta inovadora legal, desenvolva o seu relato, chame pelo nosso Deus todo poderoso e inscreva-se. Pois como já dizia um grande negro americano chamado Martin Luther King Jr. Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.


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