A experiência do programa Todos pela Alfabetização (Topa), desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, será apresentada durante o IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, em Turim, na Itália, entre os dias 17 e 20 de setembro. Realizado desde 2007 com municípios e entidades dos movimentos sociais e sindical, o Topa já alfabetizou mais de 1,3 milhão de pessoas.
Atualmente, em sua sétima etapa, atende a 366 municípios e 570 entidades, com 250 mil alfabetizandos. Essa articulação é um dos diferenciais do programa, que chamou a atenção dos especialistas em educação, conforme ressaltou a coordenadora do Topa, Elenir Alves. “Os organizadores do evento não conhecem nenhuma experiência que promova uma mobilização social tão intensa quanto o Topa, tanto que o enfoque da minha apresentação vai ser na relação com os movimentos sociais aliada a uma concepção freiriana”.
Durante o encontro, serão apresentadas experiências dos cinco continentes, mostrando alternativas concretas de educação. “Esta participação é muito importante, pois vamos socializar a nossa experiência com outros países”, concluiu Elenir Alves. (Portal da Educação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário