Professores de matemática da rede estadual participam, na próxima terça-feira (9/9), de palestra sobre a Plataforma Khan Academy, ferramenta eletrônica gratuita que será utilizada nas escolas da rede com o intuito de diversificar e tornar mais interativos o ensino e a aprendizagem da matemática. O encontro vai ser realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, com retransmissão por videoconferência para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc) do Estado. A palestra terá a presença de coordenadores pedagógicos e formadores da Khan Academy. Ainda em setembro, estudantes e professores vão começar a utilizar a plataforma.
O trabalho de formação vai ter início antes da palestra, na segunda-feira (8/9) com docentes ligados a projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, como o Gestar, voltado para reforçar o aprendizado de língua portuguesa e matemática, e o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A Khan Academy está alinhada a estas iniciativas já desenvolvidas pela Secretaria, que considera as duas disciplinas como básicas para o sucesso em outras áreas do conhecimento.
A plataforma dispõe de mais de 300 mil exercícios, trabalhando de forma interativa e adaptativa, de acordo com o domínio do estudante em relação aos conteúdos. Trata-se de uma sala de aula global, com mais de 50 milhões de alunos acessando por mês. No espaço, são realizados cerca de 4 milhões de exercício por dia. No Brasil, já conta com mais de 700 mil usuários, que podem acessar tanto em sala de aula quanto em qualquer computador por meio do endereço: https://pt.khanacademy.org.
Ao acessar a Khan Academy na internet, o aluno realiza um teste introdutório de conhecimentos, e, na sequência, tem à disposição atividades de acordo com o nível do seu aprendizado. O estudante é recompensado com pontos ou medalhas e pode contar com a ajuda de um tutor, que orienta o aluno em seus estudos. A iniciativa é desenvolvida pela Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário